Presença de animais em pet shops será monitorada por câmeras em Timóteo
TIMÓTEO – Está tramitando na Câmara de Timóteo o PL 4.476, de iniciativa do vereador Adriano Costa Alvarenga (Cidadania), que determina a instalação de câmeras de segurança nos Pet Shop que ofereçam os serviços de banho e tosa para animais de estimação. A proposta do vereador visa garantir a integridade física e trazer maior segurança, tanto aos animais quantos aos seus proprietários.
Com a iniciativa ora em tramitação na Câmara de Timóteo, já aprovada em 1ª votação, a lei poderá ser um alento para evitar vários casos de lesões e fraturas nos animais provocados por profissionais despreparados. Os acidentes são responsáveis por um grande número de óbitos e mutilações.
Ainda, a futura lei poderá fazer com que os pets shops invistam na qualificação dos seus tosadores.
Opiniões
Um proprietário de um Pet em Timóteo, que pediu para não ser identificado, disse acreditar que a implantação de um sistema de monitoramento na loja possa ajudar a separar o acidente de uma possível negligência do estabelecimento, mas que ainda há alguns pontos negativos na decisão.
“Estou há 05 anos no mercado pet e vejo duas situações: a negligência do profissional ou acidentes mesmo. Tenho certeza que nenhum profissional quer machucar o animal. Já aconteceu comigo e a gente se sente muito mal, mas a câmera pode ajudar a identificar esses dois casos”, afirmou, parabenizando o autor da iniciativa.
Lucimar Lacerda, prestadora de serviço na área de tosa, observou que as câmeras irão proteger os próprios profissionais do segmento pet e tosadores. “Às vezes os donos de animais acusam os profissionais e, em alguns casos, não aconteceu nada”, diz. Lucimar também parabenizou a iniciativa do vereador.
Lucimar ainda observou que apesar dos pontos positivos, o custo do equipamento pode ser uma dificuldade para os donos de pet shops.
“Sabemos que grande parte é Microempreendedor Individual (MEI). Fazendo as contas, o investimento em quatro câmeras sai em torno de R$ 2,5 mil. Eles pedem que as informações sejam armazenadas por 90 dias, o que aumenta ainda mais o custo, porque tem que ter o espaço de armazenamento”, completa.
No próximo dia seis de abril, o Projeto de Lei será novamente incluso na pauta de votação da Câmara de Timóteo. Ele será apreciado em segunda votação.
Justificativa
Na justificativa para apresentação do projeto, o autor, Adriano Costa Alvarenga escreveu que: “é imprescindível a aprovação desta propositura para que na vigência e eficácia da mesma sejam sanadas ou de certa forma inibidas quaisquer possibilidades de maus tratos aos animais de estimação dos munícipes de Timóteo, e caso ocorra, a lei dará suporte para o devido procedimento investigativo”.