Prefeitura de Ipatinga realiza novas obras de acessibilidade e estabilização de encostas
IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), continua trabalhando para resolver questões antigas que afetam a população, atendendo a recomendações do prefeito Gustavo Nunes após visitas de inspeção e familiarização com os dramas vividos em áreas historicamente desassistidas. Um exemplo é a reforma e ampliação da escadaria da rua Mar Vermelho, na altura do número 512, no Canaãzinho. Nesta terça-feira (17), a obra estava a todo vapor. Os profissionais montavam a forma da escada para concretagem.
O engenheiro fiscal de Obras Públicas da Prefeitura de Ipatinga, Robert Kennedy, relatou que, como constatou o chefe do Executivo, a condição da escadaria era precária e ela ocupava apenas uma parte da extensão do beco. “Estamos ampliando a escada, que ficará cinco vezes maior que a existente, e melhorando o acesso, colocando a escadaria dentro dos padrões de normas técnicas. Dessa forma, a passagem dos pedestres será mais suave e agradável. O projeto prevê também a disponibilização de um acesso de rampa para motociclistas e ciclistas”, detalhou.
Conforme a prefeitura, o objetivo é que até o fim deste mês os moradores tenham a escada totalmente revitalizada. A escadaria contará também com corrimão e iluminação, proporcionando mais segurança aos usuários, etapa que deve ser finalizada até o fim de novembro.
Escada hidráulica
Em outro ponto da cidade, o empenho do governo municipal é para construção de uma escada hidráulica: entre a avenida Forquilha, no bairro de mesmo nome, e a rua Água Potável, no bairro das Fontes. A escavação com máquinas já começou, preparando o terreno para a implantação da estrutura. A escada hidráulica será fundamental para ajudar no escoamento da água, principalmente em épocas de chuva.
Além disso, no mesmo local também será erguido um muro de contenção junto a uma residência, visando a proteção e estabilização do terreno como medida de segurança.
A conclusão da obra deve pôr fim ao sofrimento de quem mora na região, conforme salientou o secretário de Obras Públicas, Antônio Cláudio. “Essa intervenção vai solucionar um sério problema no local, onde os moradores convivem ano após ano com muita lama. Há constante desmoronamento de encostas provocado pelas águas da chuva”, explicou.