Prefeitura de Ipatinga faz apelo a cidadãos quanto a cuidados de preservação de áreas públicas
IPATINGA – Por meio da Infrater, concessionária dos serviços de limpeza e conservação de parques e jardins do município, a Prefeitura de Ipatinga lançou nesta quarta-feira (12) um apelo à população para auxiliar o poder público na tarefa de proteger o meio ambiente, adotando atitudes cidadãs.
Um problema recorrente enfrentado na cidade, em várias áreas de convivência e especialmente nos canteiros do Parque Ipanema, tem sido a falta de cuidados de pessoas que promovem comemorações nos locais, seja em relação à depredação da vegetação ou poluição com materiais descartáveis e outros resíduos.
O gerente da Infrater Engenharia, Rafael Fernandes Castro, reflete: “É natural que diversas famílias ou grupos utilizem o principal cartão postal de nossa cidade, por exemplo, para promover piqueniques, algumas festividades como aniversários, sessões de fotos, etc. E certamente que o poder Executivo incentiva esses eventos, que também reforçam a beleza dos locais, com todos os seus elementos estéticos e paisagísticos. Mas pedimos a compreensão dos munícipes para que fiquem atentos quanto ao monitoramento feito após essas comemorações. Isto inclui a observação de aspectos como o descarte irregular de materiais, uma contribuição à limpeza dos espaços utilizados, de forma a não sobrecarregar os garis e, ainda, evitar o retrabalho, já que muitas vezes são infestados de objetos, vasilhames de toda ordem, pontos que foram atendidos no mesmo dia”.
O técnico da concessionária ainda acrescenta: “Para promover e estimular momentos como estes, a Prefeitura de Ipatinga, por intermédio da Infrater, garante a regularidade da limpeza e conservação destas áreas, deixando-as ainda mais preservadas e aptas ao convívio social”.
No decorrer das ações, atividades como varrição, para recolher o excesso de resíduos, somadas ao trabalho de roçagem mecanizada, contribuem para a preservação desses ambientes e ampliam a sensação de conforto entre aqueles que os têm como espaços de lazer.
“As praças ipatinguenses também estão inseridas no cotidiano das pessoas, sobretudo por seu valor histórico e importância na socialização entre as comunidades. É por este motivo que há esse trabalho minucioso por parte da gestão municipal, com a devida limpeza em cada canto desses locais”, finalizou o gerente.