Prefeitura de Ipatinga esclarece sobre contribuição do INSS dos servidores
IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Administração (SMA), esclarece e tranquiliza os servidores públicos sobre uma suposta ausência dos depósitos do INSS.
O Secretário de Administração, Bruno Almeida, explica que o município realiza regularmente o recolhimento e pagamento das guias do INSS, sendo que todas as contribuições previdenciárias descontadas no contracheque dos servidores são devidamente repassadas ao Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, não havendo qualquer irregularidade ou atraso no processo.
De acordo com informações da prefeitura, a reclamação dos servidores é que não conseguem acesso à visualização individual das contribuições do INSS, no entanto, o problema não ocorre somente em Ipatinga. A falta de acesso à informação é uma falha devido à implantação do novo sistema para atender à exigência do eSocial, que acontece desde outubro de 2022 em todo Brasil. O sistema informatizado é obrigatório e visa simplificar a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas de forma digital.
Como o programa é novo e ainda está no processo de implantação, o município e empresa prestadora de serviço têm enfrentado dificuldades e desafios ao longo do processo, o que tem tornado a migração de dados mais lenta. Inclusive, a disponibilização das informações individuais para visualização das contribuições do INSS. No entanto, o município tranquiliza os servidores, trazendo a notícia de que a previsão de finalizar esta fase de implantação do eSocial é de 60 dias, em todo Brasil. Assim, a expectativa é que após esse período todos os dados estejam regularizados e disponíveis para consulta, tanto nas agências do INSS quanto no portal do Governo Federal no campo “Meu INSS”.
“A PMI está recolhendo normalmente o INSS dos servidores, no entanto devido a uma falha de comunicação entre o sistema da empresa responsável por enviar as informações e o eSocial, os dados não estão acessíveis para consulta. Nossa equipe trabalha com total empenho junto aos técnicos para sanar o problema e esperamos que em breve tudo esteja resolvido. Reforçamos nosso compromisso com os servidores e garantimos que ninguém será prejudicado”, afirma o secretário de Administração, Bruno Almeida.
Em caso de dúvidas ou consultas, durante esse período de regularização, o servidor poderá enviar solicitações para o e-mail registrosfuncionais.pmi@gmail.com.