Prefeitura de Fabriciano lança capacitação para enfrentar trabalho infantil
FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Assistência Social, realiza nos dias 9 e 10 de fevereiro a 1º capacitação para os membros das instituições que trabalham no enfrentamento ao trabalho infantil no município.
Foram convidados conselheiros tutelares, promotores e juízes das Varas da Infância e Juventude, defensores públicos, conselheiros de direitos da criança e adolescente, educadores sociais, profissionais que trabalham em entidades sociais, que trabalham nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), polícias civil e militar.
A secretária de governança de Assistência Social, Letícia Godinho, explica que o treinamento tem como objetivo melhorar as ações em equipe e envolver a sociedade no enfrentamento ao problema.
“É necessário sensibilizar e capacitar os membros da Rede de Proteção da Criança e Adolescente e conselheiros de Direitos, objetivando a efetivação e articulação das Redes Socioassistenciais e Intersetoriais para o enfrentamento da situação de trabalho infantil no município de Coronel Fabriciano”, disse.
A capacitação será financiada com recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), e realizada em parceria com a Escola de Governo, órgão da Prefeitura de Coronel Fabriciano, que atua na qualificação contínua dos servidores e parceiros da administração pública.
TRABALHO EM ALINHAMENTO
Desde que formou a Comissão de Combate ao Trabalho Infantil no Município, a Secretaria de Governança de Assistência Social tem buscado promover conhecimento e traçado metas de ação.
Segundo Letícia, “é necessário promover encontros como este para que a Rede esteja alinhada nos seus entendimentos e procedimentos, assim como a necessidade de desenvolver novas estratégias tendo em vista a complexidade do problema”.
COMO AJUDAR?
O último estudo feito pela administração municipal revelou que o trabalho de rua em sinais, como a venda de balas e outros itens, é o tipo mais comum de exploração do trabalho infantil. O combate se dá com acompanhamento e inclusão da família em todas as proteções que o município oferta.
O município executa em parceria com a OSC (Organização da Sociedade Civil) Guarda Mirim o Programa Paleta de Cores em que insere o adolescente na modalidade Jovem Aprendiz. A iniciativa trabalha de forma lúdica para que elas lembrem como é bom ser criança e prevê inclusive repasse mensal de recursos.
PROGRAMAÇÃO
QUINTA-FEIRA | 09 DE FEVEREIRO
8h: Abertura do evento
8h15: Palestrante 1ª Etapa Facilitando o diagnóstico sobre a situação de trabalho infantil no município: Sensibilização dos membros da rede de proteção da Criança e Adolescente e conselheiros e Montagem do diagnóstico sobre as redes de proteção social do município.
9h30: Intervalo
9h45: Instrumentalizar os serviços e setores para que contribuam com o enfrentamento da situação do trabalho infantil e montagem de estratégias de ações para o enfrentamento da situação do trabalho infantil
12h: Encerramento
SEXTA-FEIRA | 10 DE FEVEREIRO
8h: Palestrante 2ª Etapa: Concepção de redes de Proteção Social e Ações Socioassistenciais, intersetoriais e Interdisciplinares e Montagem da rede de proteção social enfrentamento.
9h30: Intervalo
9h45: Estratégias para efetividade das redes de proteção social no enfrentamento da situação do trabalho infantil no município de Coronel Fabriciano
11h45: Encerramento e certificação