No Dia Mundial da Água, Biquinha no Centro Sul de Timóteo ainda se mostra resistente
TIMÓTEO – O Dia Mundial da Água criado em 1992 foi instituído para alertar a população sobre a importância da preservação da água para a manutenção de todos os ecossistemas no planeta. Para isso, todos os anos o Dia Mundial da Água aborda um tema específico sobre este recurso natural de absoluta importância para a existência da vida.
Foi pensando nisso que a reportagem do JBN visitou nesta quarta-feira (22) a sofrida, resistente e histórica Biquinha da Rua José Moreira Bowen, no Centro Sul da cidade de Timóteo. Apesar de abandonada pelos órgãos públicos, vez e outra alguém demonstra por ela uma pitada de carinho. Recentemente, o vereador Brinnel Tozatti, juntamente com a sua assessoria parlamentar revitalizaram o espaço, promovendo a limpeza e pintura.
No ano passado, o vereador Luiz Perdigão havia anunciado um recurso de emenda parlamentar junto a deputada Rosângela Reis para tocar um audacioso projeto, mas, a verba não vingou por questões políticas. O mesmo vereador Luiz Perdigão não se deu por vencido, agora, disse ter conseguido um novo recurso para abraçar de vez a “nossa Biquinha”.
A “Biquinha” é referência para a comunidade, tendo contribuído de forma significativa para a ocupação no seu entorno. De acordo com relatos de antigos moradores, o local possuía “duas bicas grandes, uma pequena cachoeira que nascia no meio das pedras”. A nascente foi canalizada na forma de um pequeno chafariz.
Nos últimos anos os temas escolhidos foram:
- 2022: “Águas subterrâneas: Tornando o invisível visível”
- 2021: “Valorizando a água”
- 2020: “Água e mudanças climáticas”
- 2019: “Não deixar ninguém para trás”
- 2018: “Soluções Naturais para problemas hídricos”
A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é uma das principais metas desse dia. A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a ONU – Organização das Nações Unidas.
Origem do Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU através da resolução A/RES/47/193, de 21 de fevereiro de 1992. Conforme a resolução, o dia 22 de março é a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.
Neste mesmo dia, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que apresenta entre as principais normas:
- A água faz parte do patrimônio do planeta;
- A água é a seiva do nosso planeta;
- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
- A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
- A utilização da água implica respeito à lei;
- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
A importância da água e a necessidade de preservá-la
A água é essencial para vivermos e termos saúde. De acordo com a ONU, cerca de 80% das mortes e doenças está relacionada ao consumo de água não tratada.
Apesar de parecer um recurso inesgotável – a maior parte do nosso planeta é constituído de água -, ela está acabando.