sexta-feira, novembro 22, 2024
DestaquesMeio Ambiente

Navio da Anglo American, o primeiro usando Gás Natural Liquefeito, aporta no Brasil

Segundo estudos da mineradora, o uso do GNL proporciona uma redução estimada de 35% nas emissões de gases do efeito estufa

REDAÇÃO – O navio MV Ubuntu Loyalty da Anglo American, que utiliza Gás Natural Liquefeito (GNL) como combustível, realizou sua viagem inaugural atracando em território brasileiro, nesta segunda-feira (01/05). A embarcação foi recebida no terminal portuário de minério de ferro administrado pela Ferroport, no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). Essa foi a primeira vez que um navio com esse tipo de tecnologia sustentável aporta no Brasil.

Segundo estudos da mineradora, o uso do GNL proporciona uma redução estimada de 35% nas emissões de gases do efeito estufa, em comparação com as embarcações movidas a combustível marítimo convencional. Ao todo, a frota Ubuntu da Anglo American, que foi projetada a partir de 2019, é composta por dez navios, com seis já em operação pelo mundo.

“Essa inovação é um marco para todo o Grupo Anglo American e dialoga diretamente com o nosso Plano de Mineração Sustentável, que visa, entre seus vários objetivos, a neutralidade em carbono até 2040, levando em conta as emissões diretas do negócio e combustíveis consumidos”, explica Wilfred Bruijn, CEO da Anglo American no Brasil.

Com destino final à China, o navio bicombustível Ubuntu Loyalty recebeu o carregamento de 175 mil toneladas de minério de ferro do Minas-Rio. A operação no porto foi conduzida pela Ferroport, joint-venture formada entre a Anglo American e a Prumo Logística.

“Este também é um momento memorável na Ferroport, porque é a primeira embarcação GNL recebida pelo terminal. O minério atravessou um dos maiores minerodutos do mundo, com 529 km de extensão, para que fosse embarcado em direção à Ásia. Esse navio dialoga com nosso compromisso em ter operações seguras e sustentáveis”, ressalta Carsten Bosselmann, CEO da Ferroport.

O terminal de minério foi o primeiro a entrar em operação no empreendimento portuário do Açu e é referência em eficiência e sustentabilidade em suas operações. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), é o quarto Terminal de Uso Privado (TUP) em movimentação de minério de ferro no Brasil. Com 20,5 metros de profundidade em seus berços de atracação, Porto do Açu pode receber navios do tipo Panamax e Capesize, com capacidade para até 220 mil toneladas.

Sobre a Anglo American 

A Anglo American é uma empresa líder global em mineração e nossos produtos são essenciais em quase todos os aspectos da vida moderna. Nosso portfólio de operações competitivas de classe mundial, que inclui uma ampla gama de opções de desenvolvimento futuro, fornece metais e minerais para um mundo mais limpo, mais verde e mais sustentável, atendendo ao rápido crescimento das demandas diárias de bilhões de consumidores.

Com nossas pessoas no coração dos nossos negócios, utilizamos práticas inovadoras e as mais recentes tecnologias para descobrir novos recursos e minerar, processar, movimentar e comercializar nossos produtos, os quais possibilitam a vida moderna para os nossos clientes – de forma segura, responsável e sustentável.

Como produtora responsável de diamantes (por meio da De Beers), cobre, metais do grupo da platina, minério de ferro de qualidade premium, carvão metalúrgico para siderurgia e níquel, além do projeto de nutrientes naturais em desenvolvimento, estamos comprometidos em atingir a neutralidade nas emissões de carbono em nossas operações até 2040. De forma mais ampla, por meio de nosso Plano de Mineração Sustentável, estamos comprometidos com uma série de metas desafiadoras para garantir que trabalhemos em prol de um meio ambiente saudável, desenvolvendo comunidades prósperas e construindo confiança como líder corporativo.

Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros de negócios e diversas partes interessadas para liberar o potencial do valor sustentável que esses recursos representam para as comunidades e países onde operamos, para nossos acionistas, além da sociedade como um todo. A Anglo American está reimaginando a mineração para melhorar a vida das pessoas.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *