Moradores de Lavrinha estão preocupados com a proteção da única ponte
JAGUARAÇU – O período chuvoso que castigou a Região Metropolitana do Vale do Aço no final do ano passado e início deste ano de 2023, causou transtorno para a comunidade do distrito de Lavrinha, no município de Jaguaraçu.
Com a cheia dos dois ribeirões que se encontram justamente nas proximidades da única ponte de acesso para inúmeras famílias, a passagem foi duramente afetada. A cabeceira da ponte foi levada pela força das águas, deixando a população ilhada por algumas horas. A situação se repetiu duas vezes.
A prefeitura local realizou ações paliativas para aguardar o período da seca, mas, agora os moradores estão preocupados, visto que ainda não possuem notícias sobre qualquer ação que possa garantir a segurança da passagem no próximo período chuvoso.
Quatro meses depois, a situação está a mesma. De acordo com o motoboy Roberto Dias, 47 anos, a passagem é essencial para a comunidade. Roberto acredita que se a prefeitura não tomar as providências neste período de sol, “o risco dos moradores ficarem ilhados é muito grande”.
“O estado dos arredores da ponte é muito ruim. O córrego está muito largo, aprofundou a caixa e as proteções laterais, “asas”, devem ser aumentadas. As rachaduras no solo aumentaram e ela cedeu em um dos lados”, explica o motoboy, destacando que a impressão é de que se vier uma chuva muito forte, a ponte vai tombar, igual aconteceu na clínica de recuperação, na mesma comunidade.