Ipatinga recebe o “Selo Cidade Amiga do Audiovisual”
IPATINGA – Ipatinga recebeu o “Selo Cidade Amiga do Audiovisual”. O município se destacou entre 100 cidades mineiras que foram capacitadas por meio do programa “Cidade de Cinema”, que trabalha com o desenvolvimento de políticas públicas para o audiovisual e o fortalecimento do setor.
A ação é uma iniciativa do Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da EMC – Empresa Mineira de Comunicação, e a cerimônia de distinção das cidades aconteceu no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, no final de março, durante o 4º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos.
O “Cidade de Cinema” teve início com o cadastro de gestores municipais interessados em se qualificar e integrar a Minas Film Commission (MFC), organismo criado para facilitar os contatos entre profissionais e empresas, com políticas de difusão do conteúdo.
A capacitação aconteceu em três módulos e mais de 60 horas/aula. O curso preparou 120 gestores municipais para trabalhar com as políticas públicas voltadas para o setor audiovisual em âmbito municipal, estadual, nacional e internacional. Em Ipatinga receberam a capacitação as servidoras da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer – Semcel, Marlene Brum e Aline Cristine Carvalho e os servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo – Semdetur – Maria de Fátima e Walace de Oliveira.
De acordo com a Semcel, a capacitação também tratou dos benefícios e impactos econômicos que as locações propiciam, fortalecendo o turismo cinematográfico. Para que se tenha ideia dos resultados proporcionados, logo após passarem pelo curso “Cidade de Cinema”, promovido pela EMC, por meio da Minas Film Commission, três cidades mineiras foram escolhidas para gravações da novela “Amor Perfeito”, da Globo.
Na entrega do Selo, Ipatinga foi representada pelo gerente da Seção de Patrimônio e Incentivo Cultural, Leonardo Batista. “Receber esse título significa que a cidade tem grande potencial para o desenvolvimento do audiovisual. Essa premiação vem em um ótimo momento, quando está em curso a execução da Lei Paulo Gustavo, que vai injetar mais de R$ 180 milhões na cultura, em Minas Gerais”, destaca.