Ipatinga inicia nesta terça-feira a aplicação de vacina bivalente contra Covid
IPATINGA – A Secretaria de Saúde de Ipatinga vai receber nesta segunda-feira (27) a primeira remessa da vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19. O medicamento faz parte da nova geração de imunizantes contra a doença e será utilizado na campanha da próxima estratégia de intensificação da vacinação.
A partir de terça-feira (28) os grupos prioritários podem procurar sua Unidade de Saúde de referência para receber a dose do imunizante. Fazem parte dessa primeira etapa pessoas com 70 anos ou mais; pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILP), a partir de 12 anos; abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
Segundo o secretário de Saúde de Ipatinga, Cléber de Faria, esses imunizantes já são eficazes contra novas variantes do vírus original da Covid. “As vacinas bivalentes têm melhor performance porque na sua composição são incluídos também antígenos que protegem tanto das cepas originais da Covid (aquelas que vieram da China em 2020) quanto da cepa Ômicron e suas subvariantes, que estão circulando atualmente”, explica o secretário.
De acordo com a Secretaria de Saúde, as vacinas bivalentes estão recomendadas para pessoas com idade a partir de 12 anos e que estiverem incluídas nos grupos elencados para a nova campanha, que acontecerá, de forma escalonada, em cinco fases.
Esquema vacinal
De acordo com a Nota Técnica nº 1/2023, do Ministério da Saúde, a próxima campanha de intensificação da vacinação contra a Covid com vacinas bivalentes vai contemplar os seguintes grupos prioritários:
Fase 1: pessoas com 70 anos ou mais; pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILP), a partir de 12 anos; abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;
Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade;
Fase 3: gestantes e puérperas;
Fase 4: trabalhadores da saúde;
Fase 5: pessoas com deficiência permanente.
O esquema vacinal para os grupos prioritários será de uma dose da vacina Covid-19 bivalente (reforço) a partir dos 12 anos de idade, para pessoas que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes.
O intervalo para receber doses de reforço das vacinas bivalentes será a partir de quatro meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes.