Horários avacalhados da Casa de Memória da Câmara de Timóteo prejudicam estudantes
TIMÓTEO – Por sugestão de pauta de estudantes moradores da sede do município de Timóteo, o JBN passou a monitorar o horário de funcionamento da Casa de Memória da Câmara Municipal, que deveria está acontecendo de 7 às 17h, de segunda à sexta-feira.
A reclamação dos alunos além de apontar a falta de compromisso da Câmara Municipal com o horário normal da Casa de Memória, ainda indica que o local fecha muito antes do término das aulas no período da tarde, quando estes necessitam do uso de computadores para pesquisas. O exemplo vem do Colégio São Sebastião, que no vespertino, as aulas terminam às 17h25.
Assim, os horários avacalhados da Casa de Memória chegaram ao ponto de na última terca-feira (16), as portas estarem fechadas antes das 16h. Quase uma rotina, o estabelecimento está fechando bem antes do horário previsto.
Em contato com a Administração Geral da Câmara, o JBN recebeu a informação de que o expediente normal da Casa de Memória é de 7 às 17h. E o expediente nos prédios da Câmara no primeiro turno de trabalho é de 7h às 13h. Já o segundo turno é de 12h às 18h.
Casa de Memória
A Casa de Memória da Câmara Municipal de Timóteo, fechada na última gestão do ex-presidente Diogo Siqueira, foi reaberta em maio do ano passado, na gestão do ex-presidente, vereador Luiz Perdigão, após um longo processo de restauração e de inúmeras intervenções necessárias.
A reabertura da Casa de Memória era um compromisso político do ex-presidente da Câmara, vereador Luiz Perdigão (PSB), e ao mesmo tempo colocar um fim na expectativa e angustia da comunidade escolar da Regional Sul da cidade.
A Casa de Memória e Pesquisa do Legislativo foi criada por meio de um projeto do professor e ex-vereador Roberto de Araújo Paiva, em 2004. O objetivo do espaço é o de promover o resgate da história de Timóteo, por meio dos registros sugeridos pelos moradores, oferecendo à população um espaço para visitações, acervo com histórias das administrações legislativas, mandatos dos prefeitos e vereadores, fotografias, arquivos e documentação sobre a construção e evolução do município. Todo o acervo do local é proveniente de doações da comunidade: fotos, jornais e peças que caracterizam heranças históricas de Timóteo.
A Casa de Memória oferece ainda acesso à internet para a comunidade, promovendo a inclusão digital, além de auxílio na elaboração de currículos e emissão de segunda via de contas.