Gustavo Nunes representa Ipatinga em Brasília na Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos
IPATINGA – O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, participou nesta segunda-feira (13), em Brasília, do primeiro dos dois dias de programação da 84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Em interação com autoridades da União e de diversos Estados, o encontro reúne lideranças de todo o país, representando municípios com mais de 100 mil habitantes. São debatidos assuntos de grande relevância, ligados às áreas econômica, de saúde, educação, mobilidade, tecnologia, assistência social, integração e desenvolvimento, sustentabilidade e impostos, entre outros.
Chama especialmente a atenção dos chefes de Executivo a questão da Reforma Tributária e repactuação federativa, um tema sempre muito delicado ao ser tratado nas mesas de discussão, com muitos pontos de vista divergentes, em função dos impactos diretos na vida do cidadão e dos municípios.
Gustavo Nunes ressaltou que o evento nacional é importante como fórum de reivindicação, dando visibilidade e eco para demandas específicas de cada região e cidades-polo. “No tocante à Reforma Tributária, nossa preocupação maior é que ela seja efetivamente justa e os cidadãos e municípios não saiam prejudicados”, resumiu o prefeito de Ipatinga.
Uma das propostas centrais do Governo Federal é a simplificação do sistema tributário brasileiro, substituindo-se tributos como o PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS por um Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS).
A Reunião Geral da FNP se estenderá até esta terça-feira (14), e conta com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do vice-presidente Geraldo Alckmin; governadores, ministros do governo federal; Gilmar Mendes, do STF; os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, entre outros.
“Representar Ipatinga em um evento tão decisivo engrandece o nosso município e, como carro-chefe da economia no Vale do Aço, temos a responsabilidade de atrair benefícios, canalizar conquistas não só para os ipatinguenses, mas para os habitantes de toda a macrorregião em que estamos inseridos”, ressalta Gustavo Nunes.