Imbróglio | Supermercado pinta equipamento público (ponte) em Timóteo com as suas cores
TIMÓTEO – “Estou indignado com o desrespeito deste supermercado em nossa cidade”. Com este desabafo, o leitor José Geraldo, morador do bairro Bromélias sugeriu a pauta desta reportagem sobre a pintura da ponte sobre o Córrego Timotinho, no Centro Norte da cidade de Timóteo, nas cores do novo supermercado que será inaugurado nos próximos dias.
A indignação do leitor José Geraldo também é mesma de inúmeras pessoas que passam pelo local. Foi o que apurou o JBN nesta terça e quarta-feira (01/02).
A dona Marta Siqueira, 48 anos, motorista de aplicativo, disse que ficou surpresa com o que viu. Segundo ela, no primeiro momento pensou que a ponte seria a porta de entrada do supermercado. “Achei aquela coisa estranha. Se a moda pegar, eu que adoro o lilás, vou pintar alguns locais públicos seguindo este exemplo, se é que posso chamar de exemplo”, ironizou.
O senhor Jairo da Conceição, 76 anos, aposentado, disse ter achado até bonito. Ele considerou sugestivo. Avisou que se a prefeitura não tomar providências, vai começar a preencher o tempo pintando espaços públicos com a sua cor predileta: preto. “Tá muito fácil às coisas em Timóteo. Tá parecendo que este supermercado manda na cidade, quando na verdade, é ele que deveria está sendo mandado”, criticou, pontuando que o supermercado está tendo “muitos privilégios” para entrar na cidade em detrimento às empresas que aqui estão, e “que não recebem incentivo do poder público.”, disse.
LEI EM VIGOR
Apesar de a Prefeitura Timóteo não ter respondido o pedido de nota do JBN, quanto da existência de uma autorização para a realização do serviço, existe uma lei em vigor no município, proposta pelo Projeto de Lei 3.578 de 2011, de autoria do ex-vereador José Vespasiano Vespa, o professor Vespa, aprovada na Câmara de Timóteo, sancionada pelo ex-prefeito Sérgio Mendes Pires, que proíbe este tipo de ação.
A lei sancionada nº 3.197, de 2011 sugere que nos equipamentos públicos sejam utilizadas as cores oficiais do município. O amarelo aplicado na ponte pelo supermercado não faz parte das cores do município conforme a lei. E o estabelecimento comercial não poderia fazer o que fez a bel prazer.
Até o fechamento desta edição 19h12 desta quarta-feira (01/02) a Prefeitura de Timóteo não havia se manifestado sobre a situação. O JBN apurou que servidores da Prefeitura estiveram na Câmara Municipal a procura da lei que ora mencionamos.
CONHEÇA A LEI EM VIGOR
LEI Nº 3.197, DE 13 DE SETEMBRO DE 2011
Dispõe sobre a utilização das cores oficiais do município e dá outras providências.
A CÂMARA MUNICIPAL DE TIMÓTEO aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º As placas indicativas de obras de engenharia e arquitetura, dos programas e projetos desenvolvidos pela administração municipal, os estabelecimentos e instituições públicas municipais poderão ser pintados nas cores da bandeira do Município, azul, vermelho e branco, mantendo-se para tanto a proporcionalidade que cada cor ocupa na bandeira.
Art. 2º A utilização das cores do Município, de que trata esta lei, poderá ser utilizada quando da construção e da reforma dos bens patrimoniais.
Art. 3º Será dispensada a utilização das cores do Município quando:
I – o bem móvel, imóvel, equipamentos e obras que, para sua identificação e/ou visualização, exigir cores especiais definidas em normas técnicas nacionais e internacionais;
II – se tratar de obras de arte ou bens tombados pelo patrimônio histórico e/ou cultural do município ou estadual.
Art. 4º A padronização da pintura e o “design” a ser adotado ficarão a critério da Administração Municipal, preservando-se os símbolos municipais, estaduais e federais.
Art. 5º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Timóteo, 13 de setembro de 2011; 47º Ano de Emancipação Político-Administrativa.
Sérgio Mendes Pires
Prefeito Municipal
Gente pobre e invejosa e terrível. A prefeitura não faz o trabalho dela de manter e zelar, então o supermercado fez algo bom de pintar e renovar as grades da ponte e esses moradores idiotas nunca fazem nada e ainda reclamam . Parem de reclamar e cobrem da prefeitura melhoria . Povo de mente pequena .
Esse supermercado foi construído em uma área de proteçao ambiental a poucos metros de um córrego.Tambem o dono e político.Assim fica fácil.
“O dono do menor preço” virou também o dono de Timóteo? Como mencionado na matéria, o autor da lei que proíbe esse tipo de ação é o vice-prefeito Vespa, que fez dobradinha com o deputado federal que lembra a páscoa.
O primeiro que deveria cobrar a aplicação da lei seria o seu autor que só é visto na época de eleição. Será que ele vai deixar o prefeito prevaricar diante da lei da qual foi autor?
A lei não proíbe, conforme descrito na matéria, a lei SUGERE… Fiquem gratos, porque está melhor do que antes. Deveriam se preocupar com coisas mais importantes: saúde, educação, segurança…
Temos tanta coisa mais urgente que a q preocuparmos ,🤔 ñ é uma ponte pintada destacando uma linda obra trazendo concorrência e empregos pra nossa cidade que vai causar indignação! Seja bem vindo super mercado coelho Diniz !!!
Quanta hipocrisia desses moradores! Falta do que fazer. Um absurdo.
Meu Deus, quanta gente desocupada kkk, o supermercado fez oque a prefeitura não faz, esses aposentados atoas que ficam vistoriando obra aí tem que arrumar oque fazer, muita falta do que fazer.
Isto mesmo um bando de pessoas atoa que só sabe reclamar a ponte estava feia sem pintura. Pelo mesmo agora está com uma cor maravilhosa.
Engraçado que ninguém reclamou da ampliação da rua em frente aos correios kkkkkk.
Não seria obrigação da prefeitura tbm??
Complicado né!?
Parabéns pela iniciativa do Coelho Diniz. Ficou melhor que cal branco. Aliás, até onde eu sei, a cor amarela também é utilizada nas sinalizações de trânsito, inclusive em garda corpo de pontes.
Não foi só isso que fizeram: semana passada cortaram uma árvore secular que ficava no inicio do viaduto só pq ela atrapalava a visão do telão preto que divulgará as promoções do Coelho.
Tem tanta coisa pra ser feito,aí vem um supermercado,dando emprego e ajudando o povo de Timóteo com preços melhores,e tem gente pra criticar uma pintura,temos mais e que agradecer,ela poderia ir pra tantas outras cidades.seja bem vindo,e vamo que vamo.
Quem não tem o que fazer se incomoda com coisas alheias. O supermercado melhorou o visual da ponte, que é uma ponte comum. Vão cuidar das suas vidas ao invés de inventar problemas onde não tem.