Empresas recebem em Timóteo, certificação do Projeto +Gestão da Fundação Renova
TIMÓTEO – Pequenas e médias empresas do Vale do Aço receberam nesta sexta-feira (1/12), em evento realizado no salão nobre do Green Valley Hotel, em Timóteo (MG), a certificação de participação no Projeto +Gestão da Fundação Renova, em parceria com a DVF Consultoria.
A turma 2023 do Projeto +Gestão é composta por 112 empresas, distribuídas pelos municípios de Barra Longa, Governador Valadares, Ipatinga, Mariana, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvada e Timóteo, no estado de Minas Gerais, e em Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, Linhares e Marilândia, no Espirito Santo. Todas as 112 empresas receberam assistência técnica em diversas áreas, como qualidade, produtividade, saúde, segurança e meio ambiente, responsabilidade social. O projeto foi lançado em Timóteo no último mês de março.
Na apresentação dos resultados alcançados, Jucilene Júnia Martins, Analista de Economia e Inovação da Fundação Renova, disse que o Projeto +Gestão busca aperfeiçoar a gestão da qualidade. Segundo ela, em 2023, a evolução média geral entre o diagnóstico inicial e final dos participantes foi de aproximadamente 70%. No entanto, aponta Jucilene, a melhoria deve ser contínua na busca por resultados ainda melhores.
Ana Cristina de Alvarenga Lage, Coordenadora da Área de Economia e Inovação da Fundação Renova, além de parabenizar aos empresários que concluíram o Projeto +Gestão turma 2023, pediu que cada empresário continue investindo na melhoria de suas empresas. “A Fundação Renova e a DVF Consultoria agradecem a amizade e a parceria dos gestores que estiveram conosco nesse processo”, pontuou Ana Cristina.
Participaram do evento, Marcos Aloísio França da Fonseca, supervisor da DVF Consultoria; Ana Cristina de Alvarenga Lage, Coordenadora da Área de Economia e Inovação da Fundação Renova; Jucilene Júnia Martins, Analista de Economia e Inovação da Fundação Renova; Alexandre Alves, Presidente do CDL Timóteo; Juliana de Almeida Lima, Analista de Economia e Inovação da Fundação Renova; Leandro Aildefonso Salarini, Consultor da DVF Consultoria e Marcelo Mendes da Silva Junior, Consultor da DVF Consultoria.
O Projeto +Gestão
O Projeto +Gestão é um projeto que tem como objetivo promover a melhoria nos processos de gestão das empresas por meio de utilização de ferramentas como palestras, conteúdos e vídeos didáticos além de consultorias individuais. Nas etapas finais da capacitação, ocorrem os “Encontros de Negócios” para promover a aproximação entre as empresas e fechamento de novos negócios. Em seguida, é realizada a etapa de relatório final e a conclusão da capacitação.
As empresas são avaliadas sob a ótica das seguintes dimensões: Gestão da Qualidade e Produtividade; Segurança do Trabalho, Saúde, Meio Ambiente (SSMA) e Responsabilidade Social e Gestão Contábil, Tributária e Trabalhista.
Sobre a Fundação Renova
A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.
A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.