Dia Nacional do Teste do Pezinho: Fabriciano oferta o exame em todas unidades de saúde
REDAÇÃO – O Dia Nacional do Teste do Pezinho é comemorado todo 6 de junho. O exame é responsável por detectar uma série de doenças e condições congênitas que, identificadas logo no início da vida, podem fazer a diferença nos índices de mortalidade infantil e no desenvolvimento saudável da criança.
Em 2021, o governo federal sancionou a lei nº 14.154, que amplia de seis para aproximadamente 50 diagnósticos. No entanto, o Ministério da Saúde (MS) ainda vai publicar uma portaria que dispõe como esses novos exames serão disponibilizados dentro da rede. Mas os estados ainda aguardam essa portaria para iniciar a detecção dessas outras 50 doenças.
Coronel Fabriciano
No Vale do Aço, a reportagem do JBN perguntou as Prefeituras de Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano sobre o número de doenças que são detectas a partir do teste do pezinho nos municípios. As Prefeituras de Timóteo e Ipatinga não se manifestaram sobre o assunto. Já a Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, informou que o teste do pezinho é realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde. Além disso, o município oferece o pré-natal completo à gestante e o acompanhamento após o parto.
Em Coronel Fabriciano o teste do pezinho é responsável pelo diagnóstico de até 12 doenças, como:
* Hipotireoidismo Congênito
* Toxoplasmose Congênita
* Fenilcetonúria
* Deficiência de Biotinidase
*Hiperplasia Adrenal Congênita
* Doença Falciforme
*Deficiência da Beta Oxidação dos Ácidos Graxos. (5 Tipos)
2- Os tratamentos são realizados juntamente ao Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (NUPAD). Sendo que o Hipotireoidismo Congênito é acompanhado pelo endocrinologista do Município até alta do NUPAD.