Combate às arboviroses é intensificado no Recanto Verde para eliminar os focos do Aedes aegypti
TIMÓTEO – A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida promoveu mais uma ação de combate às arboviroses com o intuito de eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti transmissor da Dengue, Chikungnya, Zika e febre Amarela. No sábado, 1º de abril, os agentes de endemias percorreram as ruas do bairro Recanto Verde para vistoriar residências, detectar e eliminar possíveis focos do mosquito. A comunidade também recebeu panfletos com informações sobre como proceder para impedir a proliferação do mosquito e, consequentemente, reduzir os casos de doenças. Um carro de som volante passou alertando os moradores a também contribuírem no enfrentamento às arboviroses.
A atividade, coordenada pela Vigilância em Saúde e realizada por meio do Centro de Controle de Zoonoses e Endemias, incluiu a manutenção mecânica, ações de bloqueio de transmissão com o uso da bomba costal (recipiente carregado pelo operador contendo inseticida para eliminação do mosquito) em pontos estratégicos. Cerca de 45 profissionais, dentre eles os Agentes de Endemias (ACE) com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), gerente, coordenador, supervisor de campo promoveram uma varredura no bairro, atuando das 8h às 12h. A UBS do Limoeiro, na divisa com o bairro Recanto Verde, foi o ponto de concentração das atividades por oferecer toda infraestrutura necessária.
Durante a ação de combate às arboviroses no Recanto Verde no sábado (01/04), foram vistoriados 452 imóveis. No primeiro trimestre de 2023, foram vistoriadas 24.092 moradias, encontrados 103 focos do mosquito em criadouros dentro das residências, sendo a maior parte em depósitos móveis (39,81%) como vasos, frascos com água, garrafas, pingadeira, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros de animais, seguido de pneus e outros materiais rolantes (câmaras de ar, manchões) com 22,33% e depósitos ao nível do solo (14,56%), como tonel, tambor, barril, cisternas, moringas, potes e caixa d´água da chuva.
Onde menos se espera são encontrados focos. Na ação do Recanto Verde, os agentes relataram, por exemplo, que em uma bacia com brinquedos de criança, havia um “restinho” de água parada e esse foi um dos locais em que foi encontrado foco (larva do mosquito Aedes aegypti).
Os profissionais conseguiram ser atendidos em residências que durante a semana eram encontradas fechadas, os moradores, de maneira geral, contribuíram para boa evolução das atividades do sábado, o que permite concluir que a ação teve êxito. É preciso que a comunidade do município permanece atendendo os servidores que prestam serviços de qualidade, se apresentam uniformizados, para que toda ação de combate às arboviroses seja de sucesso.
De modo geral, houve aumento considerável de notificação dos casos suspeitos de dengue, o que torna necessário aumentar e manter a vigilância constante, inclusive por parte dos moradores. A Secretaria de Saúde alerta para as orientações básicas contra a proliferação dos mosquitos: não deixe água parada, tampe reservatórios de água e mantenha os quintais limpos. O sucesso no controle das arboviroses depende da participação dos moradores.