sexta-feira, novembro 22, 2024
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Carretas e caminhões estão destruindo o pavimento nas áreas urbanas de Timóteo, Marliéria e Jaguaraçu

A vibração devido ao trânsito de caminhões na Avenida Acesita compromete a estrutura do murro de arrimo (Foto reprodução: Isabela Reis/JBN – 19.08.2023)

TIMÓTEO – Os moradores da Avenida Acesita, em Timóteo (MG), estão reclamando da falta de fiscalização sobre os caminhões e carretas que passam diariamente pela via, com fluxo ainda maior aos finais de semana, agora com o advento da inauguração do asfaltamento total da LMG-760. A passagem de veículos de grande porte e com excesso de peso, pode comprometer ainda mais o murro de arrimo no formato gabião, em um trecho da Avenida Acesita, no bairro Ana Rita, Centro Sul da cidade.

A Avenida Acesita é o único acesso à rodovia LMG-760, que também facilita e encurta o trajeto dos caminhões até a BR-262, mas, os veículos deixam diversos estragos pela via. Os moradores reclamam de fios que são arrancados de postes, abalo nas construções, tumulto no trânsito e calçadas destruídas. A reportagem JBN verificou diversos buracos e afundamentos no trecho urbano.

A circulação das carretas está intensificada aos finais de semana. “São muitos caminhões que segura o trânsito dentro da cidade formando filas quilométricas até sair do perímetro urbano”, disse a moradora Maria Aparecida, residente na Avenida Acesita.

Foto arquivo/JBN

O consultor técnico Elder Tadeu, também residente na mesma Avenida, disse que ficou três dias sem o telefone fixo e internet porque um caminhão partiu os fios ao passar pela Avenida. Elder assinalou que o asfaltamento da LMG-760 foi algo de espetacular, mas, agora as prefeituras de Timóteo, Jaguaraçu e Marliéria “estão obrigadas a sinalizar ações que possam resolver tal situação”, afirmou.

“Os caminhoneiros descobriram o novo trajeto que encurta a distância para diversos regiões. Sendo assim, estão deixando para trás um rastro de destruição no pavimento nos municípios de Timóteo, Jaguaraçu (Distrito de Lavrinha) e Marliéria (Distrito de Cavagrande), além de colocar em risco as construções no Centro Sul de Timóteo ”, observou o consultor Elder Tadeu.

Anel Rodoviário

O anel rodoviário de Timóteo, ligando a LMG-760 no distrito de Cava Grande a Coronel Fabriciano, foi um dos temas abordados em uma reunião realizada na no último mês de junho entre representantes dos municípios do leste mineiro e o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), Rodrigo Tavares, em Belo Horizonte. O encontro discutiu o futuro de diversas estradas estaduais que funcionam como alternativas à BR-381.

No encontro, foi reconhecido que a LMG-760 se tornou uma importante ligação entre o Vale do Aço e a Zona da Mata mineira, e que a construção do anel rodoviário de Timóteo é uma prioridade, porque está comprovado que as áreas urbanas dos municípios de Timóteo, Marliéria e Jaguaraçu não comportam o fluxo e o volume de veículos que circulam pela região. O DER já sabe da urgência da construção dessa alça viária para o eixo norte da rodovia federal. Espera-se que o início da construção não vire uma queda de braço com  adiamento por décadas.

O percurso da obra é de 17.8 km e contorna a área urbana de Timóteo, entre Cava Grande e o bairro Limoeiro, com a construção de uma nova ponte ligando o município a Coronel Fabriciano, entre os bairros Amaro Lanari e Mangueiras. O Projeto de Engenharia do Contorno Rodoviário está avaliado em R$ 2.774.130,29. A empresa vencedora da licitação é a Engemaster Engenharia e Projetos Ltda.

 

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Um comentário sobre “Carretas e caminhões estão destruindo o pavimento nas áreas urbanas de Timóteo, Marliéria e Jaguaraçu

  • Gostaria de registrar minha opinião como morador de Timóteo e do bairro Ana Rita.
    Um sonho se tornou realidade. Os meus 45 anos de idade, desde criança ouvir falar da tão sonhada pavimentação da MG760. Porém o tempo passa e o sonho se tornou realidade. Muitos foram os movimentos e protestos para que a obra saísse do papel.
    O maior problema, na minha opinião é que Timóteo parou no tempo. As outras cidades da região, umas antes e outras depois já pensando em crescimento se planejou para isso. Timóteo já não anda. Muitos veículos e as ruas são as mesmas. Para piorar uma cidade que não tem vias, motoristas ruins, Empresa de água faz buracos e após tampar vira um quebra mola e excesso de rotatórias e quebra molas que brotam a cada dia. A avenida Acesita é a única ligação do centro sul para o restante da cidade. Entendo que o trânsito de cargas especiais e pesadas estão danificando e trazendo transtorno, inclusive para mim mas colocar a culpa somente nos caminhões não é certo. Quem anda na 381 sabe que as obras pioram a BR que já era ruim.
    A culpa são dos gestores que não pensam ou não querem enxergar que precisamos de um plano de mobilidade urbana. Timóteo não tem nenhuma via de 02 faixas isso é um absurdo.
    Avenida Acesita e como todas as ruas de Timóteo são problemas é só tentar andar pela cidade ou melhor não anda. Vocês já viram um semáforo com 90 segundos. Fala sério

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