CMDM e OAB promoveram ação de consultoria sobre leis e direitos das mulheres
TIMÓTEO – O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Timóteo e a OAB Mulher promoveram na manhã do último sábado (07/10), na Praça 1º de Maio, ação de conscientização para esclarecer dúvidas sobre direitos das mulheres na ocasião da campanha Outubro Rosa.
A presidente do CMDM, Aparecida Forreaux, ressaltou que o Conselho promove ações para assegurar às mulheres da comunidade, o pleno execício da sua cidadania. “Temos o Guia da Mulher sobre Violência Doméstica e Familiar que ajuda a compreender, perceber o ciclo da violência e buscar ajuda na rede de apoio. A cartilha é atualizada periódicamente, facilitando o acesso às informações”, comenta Forreaux.
A advogada Larissa Oliveira, representante da sociedade civil, destacou o papel das conselheiras. “Como conselheiras, devemos ser porta-vozes das mulheres do município, incentivar a inserção no mercado de trabalho e minimizar a violência doméstica”, falou.
As integrantes do Conselho e da OAB distribuíram alguns exemplares do Guia da Mulher e do Violentômetro para os pedestres e motoristas no centro Norte.
O encontro na Praça 1º de Maio contou com a presença do músico Douglas Netto, que interpretou canções da MPB no violão e voz.
O Outubro Rosa é um mês voltado à saúde da mulher na prevenção do câncer de mama. A campanha tem como objetivo divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o termo “Saúde” é definido de forma mais abrangente como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.