Bagunça de fiação pelas ruas | Anatel aponta responsabilidade da CEMIG, afirma vereador
TIMÓTEO – Está repercutindo na Câmara Municipal de Timóteo, a matéria publicada pelo JBN em dezembro do ano passado, sobre o risco que as empresas de telefonia e internet oferecem aos moradores da cidade de Timóteo, devido ao montante de fiação que estão no alcance do pescoço das pessoas que transitam pelas vias públicas.
Da tribuna da Câmara Municipal, nesta quinta-feira (4), durante sessão ordinária do Legislativo, o vereador Adriano Costa Alvarenga, fez um recorte em seu relatório de viagem ao Distrito Federal, para informar que levou o assunto ao conhecimento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que indicou como responsável pela situação, a Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG. Adriano ainda informou que no encontro na Anatel esteve acompanhado pelo também vereador Wladimir Geraldo de Lana, o Careca.
Diante das informações apuradas junto a Anatel em Brasília, no próximo dia 25 de maio, os mesmos vereadores, Adriano e Wladimir, estarão cumprindo agenda em Belo Horizonte para tratar do assunto diretamente com a CEMIG.
Fiscalização
Na ocasião em que o JBN publicou a matéria intitulada “No bairro Funcionários, ao lado do Fórum, empresas de telefonia colocam em risco a vida do cidadão”, foi apurado que a Cemig proprietária dos postes, aluga o espaço para os prestadores de serviço de telefonia, de TV a cabo e internet. Foi apurado ainda, que algumas empresas utilizam os postes clandestinamente.
A prefeitura de Timóteo informou na ocasião, que o município tem a responsabilidade de efetuar a manutenção da iluminação, como troca de lâmpadas e campanulas. A prefeitura também está responsável para autorizar o serviço de extensão de mais fios nos postes além dos de energia, mas, somente se a empresa de telefonia ou de internet apresentar um cadastro na Cemig.