Após cinco anos de construção, a nova Matriz São José de Acesita receberá a primeira celebração oficial
TIMÓTEO – Após cinco anos do lançamento da pedra fundamental, com a presença do Bispo da Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano, Dom Marco Aurélio, no próximo dia 14, também com a presença do mesmo bispo, a construção da nova Igreja Matriz São José de Acesita será palco da primeira celebração oficial. Ou seja, a comunidade católica que tanto esperou e contribuiu, agora estará sendo abrigada confortavelmente em um espaço para 1.200 pessoas. A celebração está prevista para às 19h30.
A nova Matriz foi construída no terreno da antiga Casa Paroquial e uma segunda área ao lado, adquirida pela Paróquia na Rua 20 de Novembro, no bairro Centro Norte (Centro Comercial) foram devidamente preparados para receber a obra.
Com o início das obras em agosto de 2018, a expectativa do pároco Padre Pascifal José do Nascimento quanto ao envolvimento do povo com a obra foi alcançada.
A obra
O projeto do complexo da Igreja Matriz possui três pavimentos, é assinado pelo arquiteto urbanista Vinícius Martins Ávila, da Grau Arquitetura. A execução da obra está a cargo de Vinícius Martins e Tiago Caetano, por meio do Escritório Campos Ávila. A interlocução entre obra e paróquia é feita por Tarcísio Barcelos e o próprio Padre Pascifal José do Nascimento.
A construção principal é o templo com capacidade total para 1.200 pessoas, sendo 800 no térreo e outras 400 pessoas em um balcão superior no mesmo ambiente, com toda a infraestrutura de conforto e segurança para os fiéis. No primeiro pavimento ficará ainda a secretaria paroquial para atendimento ao público. Nos outros pavimentos serão construídos escritórios para a administração e salas de catequese com capacidade para 50 pessoas e um auditório para 180 pessoas. Todos os ambientes terão tratamento acústico, climatização e itens de segurança.
O acesso a igreja possui entrada e saída em duas ruas. A entrada principal será na Rua 20 de Novembro, bem atrás da igrejinha de São José. A outra entrada e saída secundárias para os fiéis, será pela Rua Miguel Maura. “Essa nova matriz vai marcar um novo momento para a cidade. Além de ser uma referência do ponto de vista espiritual e religioso, trazendo qualidade para as celebrações e para a comunidade como um todo, ela também será uma referência no centro da cidade e uma atração para o município, enquanto atração turística”, afirmou Vinicius Ávila.