Anglo American desenvolve projeto que utiliza rejeitos do Minas-Rio na produção de bloquetes
REDAÇÃO – A Anglo American realizou ontem (05/10) a doação de 57 mil bloquetes ao município de Alvorada de Minas, na região Central de Minas Gerais, que servirão para calçamento de um trecho que dá acesso ao distrito de Itapanhoacanga. O número corresponde ao primeiro lote de entregas do projeto desenvolvido pela companhia para utilização de rejeitos do empreendimento Minas-Rio.
Implementada no âmbito do Plano de Mineração Sustentável da Anglo American, a iniciativa dá aplicação sustentável aos rejeitos da mineração. “Esse projeto de produção de bloquetes é uma alternativa às soluções tradicionais, com ganhos ambientais e incentivo à economia circular, em que os resíduos de uma indústria servem de matéria-prima para outra atividade”, explica Tiago Alves, gerente de Meio Ambiente da Anglo American.
O projeto passou por períodos de estudos e testes ao longo de 2022 e 2023, até o início da produção dos bloquetes no segundo semestre deste ano. A fabricação dos bloquetes é feita em parceria com uma fornecedora local da região do Serro. A iniciativa conta ainda com apoio da empresa Terraço, que realizou o transporte dos materiais utilizados de forma voluntária.
“Além de favorecer o meio ambiente, o projeto busca contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades que acolhem a nossa operação, em alinhamento ao nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, ressalta Claudiana Souza, coordenadora de Desenvolvimento Sustentável da Anglo American.
“A utilização de bloquetes produzidos com resíduos da mineração se mostra segura, resistente e durável, contribuindo com a qualidade ambiental das regiões, a melhoria da infraestrutura e a economia local”, completa Ana Carolina Matias, engenheira responsável pelo projeto.
Ao todo, serão doados 230 mil bloquetes até o fim deste ano para Alvorada de Minas. A Anglo American tem a expectativa de, futuramente, expandir a ação, beneficiando outras regiões do Minas-Rio. “Agradecemos à Anglo American pelo excelente trabalho realizado em favor do nosso município. Com esse projeto de aproveitamento dos rejeitos da mineração, a população terá mais conforto e tranquilidade em seus deslocamentos nas vias públicas”, afirma o prefeito de Alvorada de Minas, Valter Costa.
Sobre a Anglo American
A Anglo American é uma empresa líder global em mineração e nossos produtos são essenciais em quase todos os aspectos da vida moderna. Nosso portfólio de operações competitivas de classe mundial, que inclui uma ampla gama de opções de desenvolvimento futuro, fornece metais e minerais para um mundo mais limpo, mais verde e mais sustentável, atendendo ao rápido crescimento das demandas diárias de bilhões de consumidores.
Com nossas pessoas no coração dos nossos negócios, utilizamos práticas inovadoras e as mais recentes tecnologias para descobrir novos recursos e minerar, processar, movimentar e comercializar nossos produtos, os quais possibilitam a vida moderna para os nossos clientes – de forma segura, responsável e sustentável.
Como produtora responsável de cobre, níquel, metais do grupo da platina, diamantes (por meio da De Beers), minério de ferro de qualidade premium e carvão metalúrgico para siderurgia, além do projeto de nutrientes naturais em desenvolvimento, estamos comprometidos em atingir a neutralidade nas emissões de carbono em nossas operações até 2040. De forma mais ampla, por meio de nosso Plano de Mineração Sustentável, estamos comprometidos com uma série de metas desafiadoras para garantir que trabalhemos em prol de um meio ambiente saudável, desenvolvendo comunidades prósperas e construindo confiança como líder corporativo.
Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros de negócios e diversas partes interessadas para liberar o potencial do valor sustentável que esses recursos representam para as comunidades e países onde operamos, para nossos acionistas, além da sociedade como um todo. A Anglo American está reimaginando a mineração para melhorar a vida das pessoas.