sexta-feira, novembro 22, 2024
DestaquesPolítica

ALMG faz lançamento estadual do PJ Minas 2023 nesta segunda (20)

O presidente da Assembleia, Tadeu Martins Leite, destaca o papel do programa na defesa da cidadania e da democracia – Foto: Guilherme Bergamini

REDAÇÃO – A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) lança, nesta segunda-feira (20/3/23), para todo o Estado, a edição de 2023 do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), programa voltado para a formação política e cidadã dos jovens. Neste ano, estudantes do ensino médio de 147 cidades mineiras vão debater o tema “Jovem e Mercado de Trabalho”.

A solenidade será realizada às 14 horas, no Auditório José Alencar, na sede do Legislativo, com transmissão ao vivo pela TV Assembleia e pelo canal da ALMG no YouTube, com chat aberto. O PJ Minas é realizado pela Assembleia, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com câmaras municipais e com apoio da PUC Minas.

O presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), destaca que o PJ Minas cumpre um papel de defesa da cidadania e da democracia ao trazer os jovens para conhecer o Legislativo “do lado de dentro” e para participar de decisões que têm impacto sobre a nossa sociedade.

“Por isso, a Assembleia convida mais uma vez os adolescentes para o centro do debate de pautas sociais, abrindo espaço para a conscientização das suas necessidades e para a construção de instrumentos de melhorias para a vida das pessoas”, afirma.

A gerente-geral da Escola do Legislativo, Ruth Schmitz, também avalia que, ao mobilizar a juventude para a discussão de temáticas relevantes e ao aproximar o Parlamento da sociedade, o PJ Minas fortalece o Poder Legislativo em todo o Estado.

“Essa edição promete também no que diz respeito à visibilidade do PJ Minas entre os parlamentares estaduais e municipais que vêm, de forma crescente, dando mostras de entusiasmo e apreço ao programa. É o reconhecimento de sua importância política”, define Ruth.

A PUC Minas, que tem o PJ Minas como projeto de extensão, vê o programa como uma oportunidade de construção de pontes com os parceiros e com os jovens em prol de uma sociedade mais justa, democrática e cidadã.

“Na perspectiva da extensão, o trabalho é dialógico. A gente também aprende com eles. A formação também é mais sólida, com autonomia e protagonismo dos jovens”, enfatiza o professor Alexandre Eustáquio Teixeira, do departamento de Ciências Sociais, que coordena o PJ Minas na universidade.

Interior se mobiliza e destaca pertinência do tema

Por todo o Estado, nos 20 polos regionais do Parlamento Jovem de Minas, câmaras municipais se preparam para a nova edição. Em Guarani (Polo Zona da Mata II), o programa foi lançado nesta semana e terá 21 jovens, mais que o dobro dos dez que finalizaram a edição passada, conforme destaca o vereador Juninho Guelber.

Ele conta que o PJ Minas mudou a perspectiva do Legislativo local, que já conta com Escola do Legislativo e até com dotação orçamentária específica para as atividades. “Neste ano, queremos que os próprios jovens nos ajudem a criar, no município, mecanismos de incentivo ou garantia do primeiro emprego”, antecipa.

O tema “Jovem e Mercado de Trabalho” tem despertado grande interesse. Ruth Schmitz lembra que, desde 2017, essa temática aparecida na disputa, mas venceu somente agora, na primeira votação realizada de forma híbrida, com 150 votantes presentes e 212 de forma remota.

Leia também

A expectativa é grande em Vespasiano (Polo Metropolitano), onde 60 estudantes já estão mobilizados. “Qual jovem não quer começar a trabalhar, sobretudo nesse período pós pandemia? O tema é bom, num momento bom”, argumenta o vereador Andrés Vercesi.

Ele salienta que o Novo Ensino Médio, instituído no País em 2017, tem uma interface com o PJ Minas, já que contempla escolas integrais e formação profissional e técnica. Esse tem sido, inclusive, um argumento de Andrés na mobilização dos alunos.

Sonho

Já Carmo de Minas (Polo Sul II) é uma das 43 ingressantes no PJ Minas, “um sonho” do vereador Roni Peterson, conforme ele mesmo define. “Os jovens sempre reclamam da dificuldade do primeiro emprego. A câmara já teria que desenvolver projetos nesse sentido. É uma oportunidade”, aponta.

Advogado de origem humilde e eleito vereador aos 24 anos, Roni afirma saber da importância da educação e da participação do jovem na política. “O PJ Minas estimula a compreensão sobre os Poderes”, destaca.

Essa proximidade dos jovens com o Legislativo e o Executivo também é destacada pela vereadora Ana Paula Rodrigues, de Piedade do Rio Grande (Polo Vertentes). “Independentemente do tema, o programa nos permite desenvolver esse lado político e cidadão dos jovens. A população é distante dos Poderes e, muitas vezes, não sabe, sequer, como cobrar seus direitos”, aponta.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *