sexta-feira, novembro 22, 2024
DestaquesEducação

Institutos promovem ações sociais em Governador Valadares

REDAÇÃO – O Instituto Nosso Lar e o Instituto Brasil Igualdade Social (Ibis), aprovados no Edital de Proteção Social da Fundação Renova, iniciaram as atividades com as famílias vulneráveis de comunidades impactadas de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce (MG). Cada uma das instituições tem seu próprio projeto e, para desenvolvê-lo, estão recebendo um total de R$ 1,1 milhão.

No Instituto Nosso Lar, crianças e adolescentes participam de oficinas semanais de balé, dança contemporânea e urbana, atividade física, inclusão digital e outras. A ideia é que no fim do ano seja realizada uma exposição de fotografia, literatura e grafite, além de um espetáculo de dança.

Já o Instituto Brasil Igualdade Social realiza atividades físicas, duas vezes por semana, para pessoas com mais de 50 anos. Entre as modalidades, estão caminhadas orientadas, ginástica, alongamentos e dança. Além disso, de tempos em tempos acontecem outras ações, como intercâmbio social, interação coletiva, palestras, debates e rodas de conversa.

O Edital de Proteção Social apoia projetos voltados ao atendimento de famílias ou indivíduos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão que vivem em situação de vulnerabilidade social.

“Iniciativas como o Edital de Proteção Social buscam fortalecer a rede socioassistencial dos municípios impactados. Os projetos aprovados para Governador Valadares têm um grande potencial de atendimento às famílias vulneráveis nas comunidades atingidas. E, pelo fato de as atividades serem realizadas em grupo, estimulam a socialização e o convívio comunitário do público de ambos os projetos”, diz Izabelly de Lima França, analista do Programa de Proteção Social da Fundação Renova.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *