Dia Nacional da Libras é comemorado neste domingo, 24 de abril
REDAÇÃO – Comemora-se neste domingo (24), o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), data criada para celebrar o uso e a regulamentação desta forma de comunicação utilizada pela comunidade surda, que também é uma importante ferramenta para a inclusão social. A Libras é a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas no Brasil.
A luta pela Libras começou, legislativamente, em 1993, quando passou a ser regulamentada como linguagem gestual codificada. Nove anos mais tarde, a Libras foi oficialmente aceita por lei, se tornando uma forma reconhecida de comunicação objetiva e expressão da comunidade surda. A Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, foi o fator que determinou a data como um dia a ser comemorado todos os anos. Já em 2005, a Libras foi determinada como disciplina curricular obrigatória para os cursos de licenciatura e fonoaudiologia, por meio do Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005.
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), atua para garantir condições permanentes de acesso à comunidade surda. A criação da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (DIPEBS) simboliza um grande avanço na luta pela representatividade e para a promoção de políticas públicas de educação bilíngue: Libras e Português.