Clube do Livro para Mulheres incentiva a leitura no Vale do Aço
IPATINGA – Incentivar mulheres a se aventurarem no mundo da leitura e promover a cultura na região do Vale do Aço são os principais objetivos do Clube do Livro para Mulheres (CLM), fundado em 2021 pela jornalista Brenda Duarte e pela engenheira química Brunna Érida – amigas que compartilham, entre muitas coisas, a paixão pelos livros.
A ideia da criação de um espaço para leituras coletivas exclusivo para o público feminino surgiu de uma conversa informal, que logo foi tomando forma e ganhando adeptas que se reúnem mensalmente para um bate-papo literário sobre a obra escolhida. “A intenção do Clube do Livro para Mulheres é, acima de tudo, resgatar o hábito da leitura e ratificar que as mulheres precisam de momentos culturais e de lazer, além do trabalho, do cuidado com os filhos e a vida em casa”, explica a cofundadora do CLM, Brunna Érida.
As leituras são escolhidas em votação pelas participantes em cada um dos encontros, a partir de uma lista de sugestões que passa pela curadoria das fundadoras. São escolhidos diferentes gêneros literários, variados assuntos e autores de diversas nacionalidades. Os livros sugeridos pelo Clube estão disponíveis nas bibliotecas públicas da região e on-line, de forma gratuita.
“Procuramos sempre sair da zona de conforto e propor obras que possam trazer uma mensagem diferente e fugir do trivial. O mais interessante é nos debruçarmos sobre livros não tão conhecidos ou resgatar leituras clássicas e perceber que, provavelmente nunca teríamos começado a ler determinado livro, mas por intermédio do Clube, conseguimos quebrar essas barreiras literárias”, afirma Brenda Duarte, também cofundadora do Clube do Livro para Mulheres.
Podem participar do Clube mulheres e meninas a partir dos 14 anos de idade. Os encontros são realizados uma vez ao mês, em diferentes pontos do Vale do Aço, como o Parque Ipanema e o Centro Cultural Usiminas. As interessadas podem conhecer mais sobre o projeto e se inscrever pelo Instagram @clubedolivroparamulheres.