7 DE SETEMBRO | Ipatinga promove um dos maiores desfiles cívicos da história
Com público recorde, estimado em mais de 40 mil pessoas, o bicentenário da Independência do Brasil foi celebrado de modo marcante, nesta quarta-feira (7), no Parque Ipanema. O desfile cívico-militar organizado pela Prefeitura de Ipatinga superou todas as expectativas, tanto em criatividade quanto em beleza plástica e número de participantes.
A abertura teve início com a revista às tropas, procedida pelo prefeito Gustavo Nunes e o comandante da 12ª Região da Polícia Militar, coronel Juliano Fábio Lemos Dias.
Em seguida aconteceu o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e Ipatinga, com execução do Hino Nacional pela banda de música dos ex-guardas mirins de Ipatinga, regida pelo maestro Major Bernardino.
A programação, que se estendeu até o fim da manhã, foi realizada por meio das secretarias de Educação (SME), Cultura, Esporte e Lazer (Semcel) e Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), contando com apoio de todas as demais pastas da administração municipal.
O prefeito Gustavo Nunes agradeceu a presença dos munícipes e enfatizou a importância de reforçar os sentimentos de civismo, especialmente entre os estudantes, “como elemento indispensável à formação de cidadãos éticos, íntegros e responsáveis, comprometidos com os melhores valores e ideais da cidade, do Estado e do país”.
“É gratificante – acrescentou o chefe do Executivo – ver a população ipatinguense feliz e acreditando no nosso Brasil. Com a pandemia, ficamos por um longo período sem poder realizar ações como essa. A volta do desfile fortalece os laços de integração da nossa sociedade, além de reverenciar com honras a nossa pátria”.
A secretária municipal de Educação, Patrícia Avelar, avaliou que o evento ultrapassou as expectativas. “O sucesso do desfile é resultado de muito trabalho e dedicação, para apresentar à comunidade, com o máximo de empenho, um momento único e importante para todos nós brasileiros”.
A aposentada Derly Cardoso, 63 anos, morador do Bom Retiro, comentou: “Há mais de 40 anos acompanho o desfile em Ipatinga e não me lembro de ter visto algo tão grandioso e que me passasse tanta emoção”.
Bicentenário
Há 200 anos, em 7 setembro de 1822, foi proclamada a Independência do Brasil, então colônia de Portugal. O ato foi declarado pelo imperador Dom Pedro I, às margens do rio Ipiranga, abrindo a rica trajetória do Brasil como nação independente.