Timóteo vai estimular a geração de emprego e renda com o Sistema de Inspeção Municipal (SIM)
TIMÓTEO – O auditório da Prefeitura de Timóteo recebeu nesta quarta-feira (30) o lançamento do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), iniciativa do Consórcio Municipal de Desenvolvimento Integrado (COMDIN) que reúne os municípios de Timóteo, Coronel Fabriciano, Jaguaraçu, Marliéria, Açucena, Antônio Dias e Dionísio.
O consórcio foi criado em razão da Fundação Renova, responsável por implementar e gerir programas de reparação dos impactos provocados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana. Como o repasse de recursos só pode ser feito por meio de um consórcio, os sete municípios do Leste mineiro se uniram dando origem ao COMDIN que tem como projeto original a construção de uma usina para o tratamento de resíduos sólidos dos municípios envolvidos.
No evento realizado em Timóteo compareceram representantes de vários municípios da Região e do Colar Metropolitano do Vale do Aço, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da EMATER, do Sindicato de Produtores Rurais de Marliéria, Jaguaraçu e Timóteo, da Associação da Agricultura Familiar Agricultores Rurais de Timóteo, da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ADRMVA), pequenos produtores rurais, empreendedores, dentre outros.
A partir da formalização do COMDIN foi idealizada a implantação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) que tem como fundamento apoiar e estimular a adequação de processos produtivos de pequenos empreendimentos, garantindo a segurança alimentar e a qualidade sanitária dos produtos alimentícios de origem animal e vegetal que são produzidos nos municípios e que chegam até a mesa do consumidor sem um selo de inspeção.
O consultor responsável pela implantação do COMDIN e do Sistema Inspeção Municipal, Leandro Rico Moiano, fez uma palestra sobre a relevância da iniciativa. Atuando nessa área desde 2012, Leandro foi consultor da Associação Mineira de Municípios (AMM) e também implantou o SIM em oito consórcios municipais, dentre os quais João Monlevade, na Região do Médio Piracicaba. Resumidamente, segundo explicou, o SIM é fundamental por garantir a segurança do investimento por parte dos pequenos produtor; a segurança do alimento; e a geração de emprego e renda.
O vice-prefeito de Ipatinga representando o prefeito Gustavo Nunes, Alex Espírito Santo, disse que a iniciativa é louvável num momento em que o consumidor está cada vez mais exigente sobre a procedência dos produtos de origem animal e vegetal. O vice-prefeito, que é conhecido popularmente como Alex Imóveis, também é titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ipatinga. “Nós apoiamos esse trabalho de criação do selo SIM, haja vista que nosso objetivo é fomentar e incentivar a produção na área rural das localidades de Pedra Branca, Ipanema e Tribuna”, citou Alex.
O prefeito de Marliéria, Hamilton Lima, disse que a sua expectativa em torno do COMDIN e do SIM é otimista, haja vista que representa o início da realização de um sonho para os municípios menores, já que eles não têm como organizar o processo de inspeção sanitária isoladamente. “De maneira consorciada como estamos fazendo essa iniciativa vai trazer benefícios para os pequenos produtores criando novas oportunidades, especialmente nos municípios menores”, pontuou Hamilton Lima.
“Quero deixar uma mensagem de agradecimento e dizer que estou muito feliz com todos que estão aqui, pois esse evento é a materialização de um sonho de criar esse consórcio que nasce sem vaidades ou objetivos políticos. Ele nasce do interesse público e como resultado de uma discussão com a Fundação Renova que fará investimentos para a viabilização de uma usina para separação de resíduos sólidos”, disse o prefeito Douglas Willkys, lembrando que o consórcio criado é multifinalitário, ou seja, tem múltiplas aplicações. Daí surgiu a ideia que criar o Sistema de Inspeção Municipal (SIM), após uma ampla discussão entre os prefeitos das sete cidades que decidiram conjuntamente criar um instrumento para ajudar e apoiar os pequenos agricultores ampliando a geração de renda e abrindo ovas possibilidades de levar esses produtos até outros mercados.
Presente também no evento o Vice-prefeito de Fabriciano Sadi Luca. O vereador Raimundo Nonato Vieira, o Raimundinho, representou a Câmara Municipal de Timóteo.