Servidores da Assistência Social e Conselheiros Municipais de Ipatinga recebem novas capacitações
IPATINGA – A Secretaria de Assistência Social de Ipatinga promoveu, na última semana, capacitações que visam ao fortalecimento das equipes que atuam no Sistema Único de Assistência Social e dos integrantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
Cerca de 90 servidores oficiais administrativos, de níveis técnicos, superior e de gestão, que atuam nos serviços de proteção social básica e especial em Ipatinga, participaram de oficinas que fazem parte do cronograma de capacitação. Um deles foi o workshop “Fortalecimento do Trabalho Social do Sistema Único de Assistência Social”, realizado no auditório da Faculdade Pitágoras.
A segunda capacitação, “O papel dos Conselheiros na Política de Segurança Alimentar”, realizada na Associação Projeto Ômega, proporcionou aos 24 participantes a oportunidade de se instruírem sobre as interfaces dessa política pública na saúde, educação e assistência social. O treinamento possibilitou aos participantes ampliarem seus conhecimentos em relação à Lei Municipal nº 4.355, de 27 de abril de 2022, que institui a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, estabelece os parâmetros para a elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar, cria a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional e organiza, no âmbito do município, o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
A secretária de Assistência Social, Jany Mara, destacou a importância de oferecer aos servidores oportunidades de aprendizagem e trocas de saberes. “Acreditamos que as capacitações proporcionam a interação dos trabalhadores, o que consequentemente impacta na melhoria da qualidade dos serviços ofertados ao público atendido. É uma oportunidade de se atualizarem como profissionais e, consequentemente, terem melhores performances nas frentes de trabalho”, ressalta.
Os treinamentos fazem parte de um conjunto de qualificações planejadas pela Secretaria visando especialmente estruturar os serviços prestados no município e garantir o aprimoramento das políticas de Assistência Social e de Segurança Alimentar.