sexta-feira, novembro 22, 2024
DestaquesSaúde

Secretaria de Saúde de Ipatinga promove capacitação para Agentes de Endemias

IPATINGA – Ipatinga é a segunda cidade do Vale do Aço a conceder aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) as funções gratificadas de supervisor e coordenador geral. Também foi garantido a todos os Agentes adicional de penosidade.

A Secretaria de Saúde de Ipatinga continua investindo em ações de capacitação dos servidores que atuam na área, no município. Nesta sexta-feira (18), de 8h às 12h, os Agentes de Combate a Endemias (ACE’s) participaram de um treinamento de manejo ambiental, no auditório do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM).

A capacitação teve início com a palestra “Atribuições do Agente de Endemias no Campo”, ministrada pelo coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) na área da Superintendência Regional de Saúde, Joel Caldas. Em seguida foi a vez da médica veterinária da Seção de Controle de Zoonoses (SCZ), Amanda de Barros, falar sobre “A Importância do ACE para o Controle da Raiva Humana, Leishmaniose e Esporotricose”. O encontro foi encerrado pelo também médico veterinário, Milton Max Madeira, que falou sobre “A Importância do Papel do Agente de Endemias na Saúde Pública”.

O secretário de Saúde, Cléber de Faria, informa que a iniciativa é uma forma de aprimorar e valorizar o processo de trabalho dos servidores e garantir atendimento de qualidade a população.

“Conseguimos nortear as ações de saúde e segurança com os agentes de saúde e de endemias, orientando na detecção de sinais graves e controle das arboviroses em Ipatinga. Este alinhamento é essencial, principalmente neste momento em que as ações de prevenção são cruciais”, instruiu o secretário de Saúde, Cléber de Faria.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (DEVS), Laressa Almeida de Sá, esclarece a importância da capacitação e valorização destes profissionais: “Nossos agentes estão diariamente nas ruas, combatendo as arboviroses. Este é o momento deles adquirirem mais conhecimentos, principalmente com a chegada da temporada de verão, período em que a incidência de casos de arboviroses tende a agravar”, explicou.

VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR

Desde o início do mandato, o prefeito Gustavo Nunes adota a política de valorização do servidor. Com isso, Ipatinga se torna a segunda cidade do Vale do Aço a conceder aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) as funções gratificadas de supervisor e coordenador geral. Também foi garantido a todos os Agentes adicional de penosidade.

“A concessão de mais esse benefício se soma aos demais conjuntos de ações voltados à valorização do servidor público municipal. Os nossos agentes realizam um trabalho árduo, de sol a sol. Trabalho esse que tem suas particularidades e que precisa de condições específicas para um bom desempenho”, atestou o prefeito.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *