sexta-feira, novembro 22, 2024
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Saúde de Timóteo implanta Sistema de Gestão da Qualidade no serviço público municipal

TIMÓTEO – A primeira Oficina da Qualidade, realizada no último sábado (25) e contou com a participação de 40 servidores diretamente responsáveis pela implantação do SGQ

Em evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo no último sábado (25), foi realizada a apresentação do novo Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), bem como a capacitação da equipe pela Comissão Interna da Qualidade dos Serviços de Saúde Municipais (CIQ).

Inicialmente foram qualificados 40 servidores diretamente envolvidos no processo de implantação. Para o próximo mês, serão realizados workshops e palestras que multiplicarão o conhecimento aos demais colaboradores da Secretaria.

Qualidade Total

Desde a sua nomeação no início deste ano, a Comissão Interna da Qualidade dos Serviços de Saúde Municipais (CIQ) tem realizado esforços na elaboração e revisão de  documentos como fluxogramas de trabalho, otimização de processos, planos de ação para adequação de inconformidades, matrizes de riscos, dentre outros.

“Processos que funcionavam há 20 ou 30 anos não são necessariamente adequados para a realidade do serviço público atual. Precisamos entender o que estamos fazendo e o porquê de fazer o que fazemos. É somente através da busca contínua por melhoria, que atingiremos a satisfação na prestação de nossos serviços, o que refletirá em maior qualidade de vida, tanto para os usuários, quanto para nossos próprios colaboradores”, pontuou Gabriela de Bem Caliman, subsecretária de Gestão Administrativa da Saúde e idealizadora do projeto.

Próximos passos

A implantação do SGQ conta com a capacitação e envolvimento de toda equipe da SMS, que será habilitada a realizar o mapeamento de seus processos de trabalho, identificando os principais gargalos e atuando pontualmente na correção das inconformidades.

Além disso, está prevista ainda para este ano, a implantação do Programa 5S, filosofia de origem japonesa que consiste em cinco etapas de organização do trabalho – Seiri (utilização), Seiton (ordem), Seiso (limpeza), Seiketsu (normalização) e Shitsuke (disciplina).

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Eduardo Morais, a gestão municipal não tem poupado esforços para viabilizar a implementação do Sistema de Qualidade na Secretaria. “Entendemos que não há espaço para amadorismo na gestão da saúde. Nossa missão é fazer com que todas as pessoas que recorram aos nossos serviços tenham suas demandas atendidas com o maior grau de satisfação possível”, conclui o secretário.

 

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