SÃO JOSÉ DO GOIABAL RECEBE O CIRCUITO DA ÁGUA BACIA DO RIO DOCE
SÃO JOSÉ DO GOIABAL – O município mineiro de São José do Goiabal vai receber, entre os dias 28 e 31 de março, o Circuito da Água Bacia do Rio Doce, voltado para a conscientização da preservação ambiental e informações sobre a reparação na temática da água, desenvolvidas pela Fundação Renova. O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, se desdobrará em uma semana de programação, que conta com palestras, oficinas, visitas guiadas e um concurso de desenho sobre os temas meio ambiente, tratamento de água e esgoto e biodiversidade.
Criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data traz conscientização para a população sobre a importância da preservação da água para a manutenção de todos os ecossistemas no planeta. A cada ano, um tema específico sobre o recurso natural e, em 2022, a abordagem será “Segurança hídrica para a paz e o desenvolvimento”. Em São José do Goiabal, o Circuito da Água tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados com a água. As ações acontecerão junto à comunidade, reforçando a participação social, o engajamento, a informação e o pertencimento nos trabalhos de reparação da bacia do rio Doce.
São José do Goiabal
São José do Goiabal foi a primeira cidade a finalizar as obras do sistema de tratamento de esgoto na sede, com recursos da Fundação Renova, que disponibilizou, até o final de 2020, mais de R$ 4,6 milhões para o município. A coleta, o tratamento do esgoto e a destinação adequada dos resíduos sólidos são considerados fundamentais para a revitalização do rio Doce, para a preservação do meio ambiente e qualidade de vida da comunidade. A conclusão da obra beneficia diretamente até 5 mil moradores e praticamente toda a população da sede da cidade. As ações contribuem para que o município alcance as metas estabelecidas no novo Marco Legal do Saneamento Básico.
Circuito das Águas
Confira abaixo a programação do Circuito das Águas em São José do Goiabal:
Palestras projeto Doce Vivo
Data: 28 de março
Horário: manhã e tarde
Público-alvo: estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental
Temática: apresentação do Programa de Monitoramento Qualiquantitativo Sistemático e processo de tratamento de efluentes
Objetivo: desenvolver ferramentas sensoriais, que trabalhem aspectos, como atitudes para a preservação do meio ambiente; a responsabilidade de cada um de nós no circuito dos sistemas de tratamento de água e de esgoto; a conexão da água com valorização da vida em sua diversidade (biodiversidade aquática e terrestre, e costura com outros programas)
VimVer em Campo – visita à ETE S. José do Goiabal e Estação de Monitoramento Remoto São Domingos do Prata
Data: 30 e 31 de março
Público-alvo: alunos da Escola Municipal Manuel Lúcio de Morais
Temática: água
VimPlantar: plantio de mudas doadas pela Fundação Renova
Data: 30 e 31 de março
Público-alvo: alunos da Escola Municipal Manuel Lúcio de Morais