sexta-feira, novembro 22, 2024
DestaquesSaúde

PRONTO, FALEI | Burocratização para testes da covid-19 faz aumentar os casos

Boletm de terça-feira 28/06/2022 – Covid-19: Brasil registra 316 óbitos e 76,6 mil casos em 24 horas Conforme balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, total de infectados desde o início da pandemia passa de 32,2 milhões; número de recuperados supera os 30,7 milhões.

OPINIÃO – A burocratização de exames para covid-19 em Minas Gerais e nos municípios está preocupando especialistas e a população em todo o país. Pouco mais de dois anos depois da confirmação do primeiro caso da doença, o país ainda não tem um programa de testagem em massa da população.

É fato que para a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), o problema se agrava com a epidemia de influenza, causada pelo vírus H3N2. As duas doenças respiratórias têm sintomas semelhantes como febre, dores no corpo, coriza, dificuldades de respiração, entre outros. A gripe, no entanto, já tem tratamento disponível, com antivirais de fácil acesso.

Os especialistas dizem que a falta de um programa de testes é resultado da desorganização do Ministério da Saúde, contamina estados e municípios desde o início da pandemia. Eles defendem que a pasta deveria coordenar um esforço nacional para garantir o acesso aos exames à população.

Pacientes que procuram Unidades de Saúde com sintomas da covid-19 não conseguem fazer os testes, ou em muitos casos, os pacientes desistem do exame devido ao sistema burocrático fantasioso denominado de procedimentos da instância superior. Isso é o que discursam os secretários municipal de saúde. Enquanto isso a covid vai se espalhando espetacularmente no seio familiar e populacional.

Nos Estados Unidos, o departamento de saúde envia testes para que as pessoas façam em casa. Aqui no Brasil, nos Estados e Municípios os testes são amoitados e burocratizados. Em certos casos, quando o paciente se mostra muito preocupado com a situação, os próprios atendentes das unidades de saúde recomendam procurar por um teste em farmácias, que podem custar de R$ 60 à R$ 150,00 | E tome testes sobrando nas unidades de saúde e a covid-19 se espalhando.

Infelizmente desde o início da pandemia, o ministério da saúde não teve uma coordenação como deveria. A gente tem um Ministério da Saúde que entra em politização, como no caso da vacina das crianças de 5 a 11 anos. Mas, tanto nas instâncias superiores ou aqui na ponta da linha, normas e regras são cumpridas quando bem interessa aos governantes.

Eu não sei o que realmente acontece, mas tenho notícia de que os testes para covid estão sobrando nos postos de saúde. Eu só não entendo porque não usá-los. Eu só não entendo porque gastar tanta energia para discursar regras que não convencem ninguém. E enquanto isso, um contaminado com o vírus pode significar  um desastre para a cidade.

Se as regras são mudadas a todo instante de acordo com os interesses de meia dúzia, que mudem as regras para beneficiar também a coletividade; Que mudem as regras para que o povo tenha paz, saúde e sossego; Que mudem as regras para beneficiar REALMENTE a população. Pronto, Falei!!!

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *