sexta-feira, novembro 22, 2024
CidadesDestaques

Pingo D’água avança na troca de lâmpadas comuns por LED | Modernização da iluminação pública

Mais moderna e eficiente, o novo sistema proporcionará mais segurança à população com ampliação da iluminação de vias e praças, e economia de 40% aos cofres públicos – (Fotos PCReis/JBN)

PINGO D’ÁGUA – A Prefeitura Municipal de Pingo D’água (MG) deu início no último dia 1º/08 na modernização da rede de iluminação pública do município com a troca das lâmpadas de vapor de sódio pelas luminárias de LED. Mais moderna e eficiente, o novo sistema proporcionará mais segurança à população com ampliação da iluminação de vias e praças, e economia de 40% aos cofres públicos.

Segundo informou o prefeito Luiz Paulo, todos os pontos de iluminação da cidade vão receber luminárias LED, que iluminam mais, são mais econômicas e têm durabilidade três vezes maior que as atuais lâmpadas de vapor de sódio. Luiz Paulo informou ao JBN, que 50% do serviço já está executado. A intenção é de que nos próximos dias o serviço possa atingir os 100% | Já foram substituídas 264 lâmpadas, faltando 350, no total de 614 pontos de iluminação.

Além das luminárias, também estão sendo trocados os braços, suportes e cabeamento. Com a substituição, são previstos a retirada de toneladas de materiais, que provavelmente serão colocados para leilão, dessa forma, gerando retorno aos cofres públicos.

Mais investimentos

Ainda dentro do serviço de modernização da iluminação pública, a Prefeitura de Pingo D’água utilizando recursos da taxa de iluminação pública, determinou o realinhamento da rede elétrica na entrada da cidade.

O prefeito Luiz Paulo explicou ao JBN, que este serviço vinha sendo planejado pela prefeitura porque  diversos postes estavam fora do alinhamento. E com a construção do passeio na Avenida, a necessidade deste alinhamento aumentou ainda mais. “Pagamos o serviço com o recurso da iluminação pública”, informou o prefeito.

Importância da iluminação de LED

A iluminação de LED utilizada é a SMD, que vem das iniciais de surface mounted device, isto é, dispositivos montados em superfícies. Esse padrão tem como principal diferencial oferecer maior abrangência na distribuição de luz. Isso acontece porque o conjunto de LEDs é soldado separadamente sobre uma placa de circuito integrado. Ao contrário da categoria COB, o SMD emite iluminação unidirecional e tem ângulo de abertura de 360 graus. Portanto, conta com facho de luz que se espalha em todas as direções.

O serviço que ora Pingo D’água recebe, também influencia positivamente na durabilidade. Nessa categoria, os LEDs são alimentados separadamente. Assim, se um dos dispositivos falha ou queima, o restante funciona normalmente. Desse modo, a luminária continua iluminando a rua até o componente com problema ser reparado.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *