Participantes do Programa Antitabagismo chegam à etapa final em Timóteo
TIMÓTEO – O Programa Antitabagismo da Prefeitura de Timóteo realizou, nesta terça-feira (05/04), na Unidade Básica de Saúde do Quitandinha, o último encontro de trabalho com uma avaliação positiva dos participantes em relação ao projeto desenvolvido por meio das secretarias de Administração e Gestão e de Saúde e Qualidade de Vida. Com duração de seis meses, o programa atendeu exclusivamente servidores municipais com o objetivo de eliminar o uso do tabaco no ambiente de trabalho e na vida social.
O projeto foi lançado em novembro com a formação de um grupo de dez servidores, que receberam a assistência de uma equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeira, nutricionista, psicóloga, farmacêutico e dentista. “Chegamos na etapa final com a redução ou eliminação definitiva do uso do tabaco pela maior parte dos inscritos, trazendo benefícios para sua saúde e qualidade de vida”, destaca a psicóloga Ana Paula Cota dos Santos, da Gerência de Saúde Laboral da Secretaria de Administração, frisando a importância do projeto para a melhoria da qualidade de vida dos participantes.
O programa foi coordenado pela Gerência de Saúde Laboral em conjunto com a Secretaria de Saúde e buscou demonstrar como o cigarro afeta a saúde dos fumantes e como é possível parar de fumar. “Comecei a fumar de brincadeira por incentivo de colegas de escola aos 19 anos. Agora, aos 55 anos, consegui parar de fumar com o apoio do programa, que forneceu muitas informações sobre os malefícios do tabaco, tratamento médico e o apoio de toda equipe profissional que sempre foi atenciosa com a gente”, relata Rosileine Aparecida Mendes, auxiliar de serviços gerais da Escola Municipal Ana Moura.
O encontro contou com a participação do médico de Estratégia de Saúde da Família Welington de Oliveira, da enfermeira Beatriz Mendes Nonato e do gerente de Saúde Laboral, Cristiano Freitas. Os participantes fizeram uma avaliação positiva das atividades do programa, que possibilitaram reconhecer o vício provocado pela nicotina e os danos ao organismo, bem como buscar instrumentos que permitam o abandono do tabaco com a adoção de hábitos saudáveis como prática de atividades físicas, atividades terapêuticas e boa alimentação.
O Programa Antitabagismo constou de 12 sessões realizadas nas dependências da UBS do Quitandinha. A adesão foi voluntária, com os participantes sendo liberados durante o horário do expediente. As ações para o cuidado da pessoa tabagista incluíram avaliação clínica, abordagem terapêutica e disponibilidade de terapia medicamentosa. O principal foco do Programa Antitabagismo é a qualidade de vida dos trabalhadores.