Operários iniciam o fechamento das rachaduras na galeria do bairro Olaria
TIMÓTEO – Operários já trabalham para o fechamento das rachaduras encontradas na galeria no bairro Olaria, após um breve período de escavação. Para encontrar o local exato onde havia fuga de terra, foi preciso fazer uma escavação que atingiu 18 metros de profundidade. A obstrução de uma das passagens de água da galeria, ocasionava o afundamento em uma das pistas da avenida Acesita.
Na tarde desta terça-feira (24), o JBN esteve no local para acompanhar a evolução dos trabalhos. Operários trabalham para fechar uma grande rachadura por onde se registra a fuga de terra que interrompe o volume de água no tempo chuvoso. No local, máquinas e caminhões estão parados aguardando a conclusão dos trabalhos que determinam o fechamento das rachaduras.
Obra antiga
No caso especifico da galeria do bairro Olaria – obra antiga, que com o passar dos anos, por ser uma estrutura de concreto, sofreu um desgaste gradual pelo escoamento das águas, que, normalmente, possuem sedimentos sólidos, esgotos clandestinos e contaminações químicas oriundas de efluentes industriais.
Os desgastes que estão sendo descobertos refletem em prejuízos econômicos relevantes, pois, por um lado, representam a degradação do significativo capital nelas investido e, por outro lado, implicam em intervenções de manutenção, na maior parte das vezes, em caráter emergencial por parte da prefeitura.
Opinião
Nesta mesma galeria, este é o segundo paliativo. O primeiro foi há cinco anos. Espera-se que este novo paliativo possa ser considerado um ganho de tempo para que seja planejada uma obra robusta e definitiva iguais as executadas nos bairros Santa Maria e Alegre, também envolvendo galerias antigas que se romperam.