Obras de construção do novo Instituto de Médico Legal (IML) regional, em Ipatinga, avançam
IPATINGA – As obras de construção do novo Instituto de Médico Legal (IML) regional, em Ipatinga, avançam. Sonho antigo da região, o equipamento, quando pronto, será referência para o atendimento de uma população superior a 500 mil habitantes.
O Instituto Médico Legal é gerido pela Polícia Civil e tem como objetivo fornecer bases técnicas em Medicina Legal para o julgamento de causas criminais. Além dos serviços de autópsia – exame do indivíduo após a morte – o IML realiza diversos outros atendimentos em indivíduos vivos, por exemplo, exames de corpo de delito em vítimas de acidentes, agressões, violência doméstica, abuso, vítimas de acidentes de trabalho e trânsito.
Para o chefe do 12° departamento de Polícia Civil, delegado-geral Gilmaro Alves, além do benefício aos usuários, o novo prédio será uma forma de otimizar o trabalho da Polícia Civil e de seus servidores. “O prédio em atividade não dispõe da estrutura ideal para a realização do serviço. Entretanto, mesmo assim, nossos servidores se desdobram para fornecer o mais qualificado atendimento à população. Esse novo prédio vai proporcionar um grande avanço para a Polícia Civil da região”, disse.
O atual prédio do IML de Ipatinga possui cerca de 40 anos e chegou a ser interditado a pedido do Ministério Público Estadual devido à precariedade do local e risco de desabamento. Várias trincas, infiltrações e outros problemas são visíveis no local.