sexta-feira, novembro 22, 2024
CidadesDestaques

Obras da nova adutora de Valadares chegam à rotatória de acesso ao bairro Castanheiras

GOVERNADOR VALADARES – A obra da adutora que vai fornecer à sede do município de Governador Valadares uma nova captação de água no rio Corrente Grande vai passar pelo cruzamento da avenida JK com a avenida Pecuarista Carlos Machado Rangel, na via de acesso ao bairro Castanheiras e aeroporto da cidade. Os trabalhos para a instalação dos tubos no local começam nesta quarta-feira (14). A previsão é que o cruzamento seja liberado até o próximo domingo (18).

Durante os quatro dias de atividade será feita a escavação da rua, instalação da tubulação, tratamento das interferências e pavimentação asfáltica da via. Durante a intervenção, haverá sinalização e profissionais no trecho da obra, orientando os motoristas e disponíveis a tirar dúvidas, solucionar problemas e dialogar com a comunidade, além da presença de agentes de trânsito.

“A interdição se faz necessária para a instalação de uma tubulação em aço carbono sob o pavimento, com o objetivo de dar andamento à implantação da adutora que vai fornecer ao Município uma nova captação de água no Rio Corrente Grande. No local será realizado atividades referentes a montagem de tubulação enterrada. Para isso será necessário interditar a via, demolir o revestimento asfáltico, efetuar escavação de vala e montagem de tubulação. Em seguida será realizada o aterramento e recomposição da pavimentação”, explica o gestor de obras da Fundação Renova, Alessandro Jerônimo.

Adutora

A instalação dos tubos da adutora que vai fornecer à sede do município de Governador Valadares uma nova captação de água do rio Corrente Grande atingiu a marca de 37 quilômetros concluídos. A extensão total da obra é de 38 quilômetros e haverá três ramais interligando a linha tronco da adutora às Estações de Tratamento de Água (ETAs) dos bairros Santa Rita, Centro e Vila Isa.

A obra é conduzida pela Fundação Renova e executada em campo por empresas especializadas e com experiência nesse tipo de atividade, que atuam em toda a extensão da adutora. As atividades também são supervisionadas pela Prefeitura Municipal de Governador Valadares, pela Câmara de Vereadores e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *