Nova Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de Machado agora é uma realidade
MACHADO – Na última terça-feira, 1º de novembro, aconteceu, na Santa Casa de Caridade de Machado (MG) a cerimônia de abertura da nova Unidade de Tratamento Intensivo do município. Conquista considerada, por muitos, histórica para Machado, com nome de ‘Donizetti Francisco Camilo Siqueira’ em homenagem ao enfermeiro com atuação altamente reconhecida na cidade que trabalhou na linha de frente contra a Covid-19 e, infelizmente, faleceu após ser infectado pelo vírus.
A partir de agora a UTI passará a receber pacientes de toda a região, contribuindo diretamente para o avanço da saúde local. Uma ação que garante maior segurança e dignidade ao machadense.
Para essa conquista se tornar possível foi necessário um empenho coletivo com articulações estratégicas já que em julho, deste ano, a Santa Casa de Caridade de Machado, recebeu o Assessor do Governador do Estado de Minas Gerais Ibiraty Martins Junior, para uma visita às instalações da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) onde já havia recebido vistoria e aprovação da vigilância sanitária, mas que ainda precisava da liberação para funcionamento.
No início de outubro foi anunciado que, a partir de novembro, a instituição poderia receber seus pacientes na unidade. Agora é oficial! De agora em diante Machado e Poço Fundo estarão aptos a receber pacientes na UTI.
Com 10 leitos HABILITADOS, esse é um marco de um avanço histórico para a saúde da região, já que os municípios necessitavam do apoio de cidades vizinhas para o atendimento da população. Agora os atendimentos tornam-se mais acessíveis e, consequentemente, garantem aos munícipes mais bem-estar, qualidade de vida e, até mesmo, maior sensação de segurança.
O objetivo é entregar à população progresso e excelência na saúde, com humanização, um corpo clínico especializado, empáticos e eficientes.
Presença
Estiveram presentes na cerimônia o Prefeito Maycon Willian, o Vice-Prefeito e Secretário de Governo Joelzinho Mendes, a Secretária de Saúde Karla Moterani, o Provedor da Santa Casa de Caridade Aryovaldo Magalhães e o Diretor Administrativo Luiz Fernando, os Assessores da Secretaria de Governo do Estado de Minas Gerais Michele Costa e Felipe Batista, a Superintendente da Regional de Saúde de Alfenas Thaís Araujo, o Presidente do CIS LAGOS Laercio Nogueira, o Deputado Eleito Luizinho, membros do secretariado do município, vereadores, médicos, enfermeiros, representantes de municípios vizinhos e a família do homenageado.