Mudanças no primeiro escalão da prefeitura de Fabriciano tem reflexo na AMM em Belo Horizonte
FABRICIANO – A administração municipal de Coronel Fabriciano, confirmou na última semana mudanças no primeiro escalão do governo. José Márcio Gomes Pereira, que respondia pela Secretaria de Governança de Gestão e Transparência, assume a pasta de Governança Política no lugar de Everton Campos. Já Lidiani Gomes Martins de Carvalho, que ocupava a Gerência de Compras, foi promovida e nomeada secretária de Governança de Gestão e Transparência.
José Márcio Gomes Pereira é graduado em Ciências Contábeis, possui MBA em Gestão Financeira e Controladoria, é especialista em Gestão Pública e Controle e é mestrando em Contabilidade Pública. Ele está na gestão Novos Tempos desde janeiro de 2017, início do primeiro mandato do Dr. Marcos Vinicius, ocupando inicialmente o cargo de Controlador-Geral e seguida foi nomeado como Secretário, estando à frente da pasta de Gestão e Transparência desde Julho de 2017.
O profissional foi responsável pela implantação de projetos estruturantes, como o sistema de gestão integrado, telefonia digital, central de monitoramento, estruturação dos novos espaços administrativos, melhoria regulatória, processos de melhoria da qualidade de gastos públicos, consolidação do Programa de Compliance e Integridade, com adoção medidas de controle interno e prevenção de fraudes, entre outros. O uso de procedimentos impessoais de controle interno e de prevenção a fraudes é fenômeno recente na gestão pública. E Coronel Fabriciano, ao adotá-los, ganhou destaque estadual e nacional como modelo de eficiência administrativa em gestão e governança pública.
Lidiani de Carvalho é advogada, especialista em Gestão Pública (em curso), natural e moradora de Coronel Fabriciano.
Iniciou na gestão pública em 2017: entrou como Coordenadora de Compras e foi promovida Gerente de Compras em maio de 2021.
A profissional participou diretamente, com atuação destacada, da implantação da nova Lei de Licitações e modernização dos processos de compras públicas – trazendo economia aos cofres municipais. O setor é vinculado à Secretaria de Governança de Gestão e Transparência. Lidiani é a segunda mulher em cargo de primeiro escalão no atual mandato de Marcos Vinicius.
ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE MUNICÍPIOS
As alterações no primeiro escalão da Prefeitura de Fabriciano se devem, sobretudo, a eleição de Dr. Marcos Vinicius Bizarro como novo presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM). Everton Campos, assume a Superintendência Executiva da AMM em Belo Horizonte.
Everton Campos ocupou a Secretaria de Governança Política desde 2017.
Campos é graduado em Administração, especialista em administração pública, é sócio diretor de empresa especializada em assessoria técnica em Gestão Pública, e sempre trabalhou com foco na Administração Pública e desenvolvimento e planejamento regional.
AMM
Fundada em 17 de outubro de 1952, com a filosofia e o propósito de reunir e representar os municípios de Minas nas esferas estadual e federal, a AMM busca, por meio das potencialidades e individualidades, o fortalecimento de cada um dos municípios mineiros e, consequentemente, o desenvolvimento do Estado.
E, ao longo dessa caminhada, fica clara a importância dos municípios ao desenvolvimento do Estado, pois neles vivem os cidadãos e as demandas são apresentadas e cobradas.
Esta entidade, reconhecida pela sua importância em todo o País, cresceu, se desenvolveu e acompanhou a evolução tecnológica, levando aos seus associados informações de qualidade e a certeza da defesa da causa municipalista.
Cada vez mais, a AMM se apresenta como uma entidade forte e atuante em nível nacional. Pela força da atual diretoria, comandada pelo presidente Julvan Lacerda, a entidade tornou-se conhecida e reconhecida como uma das maiores forças municipalistas no País.
Em 2022, a AMM completará 70 anos em um momento em que a gestão comemora uma trajetória de lutas e importantes conquistas em prol do desenvolvimento dos municípios mineiros. Seja pela busca de recursos para os gestores conseguirem vencer em mais um ano de desafios, seja pela representatividade dos municípios na esfera estadual e na federal, a Associação mostra, cada vez mais, a importância do fortalecimento do municipalismo e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida da população mineira.
Esta Associação é fruto da contribuição de grandes gestores que, juntos, criaram a maior Associação Municipalista do Brasil. Desde seu início, no Edifício Codó, na Avenida Amazonas, até a sua sede própria, na Avenida Raja Gabaglia, transformando e qualificando a gestão pública mineira. Desde o primeiro presidente, Celso Mello de Azevedo, outros 16 grandes gestores municipais atuaram no cargo. Atualmente, a presidência da AMM é ocupada pelo ex-prefeito de Moema, município do Centro-oeste mineiro, Julvan Lacerda, que também é vice-presidente na Confederação Nacional de Municípios (CNM), o que representa uma grande visibilidade de Minas Gerais no cenário municipalista nacional.