Irmandade de Neuróticos Anônimos retoma reuniões presenciais no Leste de Minas
REDAÇÃO – Neuróticos Anônimos: um Programa de Recuperação para pessoas com problemas mentais e emocionais retornaram com as reuniões presenciais após quase dois anos interagindo através de reuniões virtuais.
Neuróticos Anônimos é uma Irmandade formada por homens e mulheres que compartilham suas experiências, fortaleza e esperança para resolverem seus problemas emocionais comuns e dessa forma se reabilitarem da doença mental e emocional através da prática do Programa de AA(Alcoólicos Anônimos) adaptado para N/A.
A UNALESTE(Unidade de Neuróticos Anônimos do Leste de Minas) é composta por cinco Grupos de Recuperação em cinco municípios(Timóteo, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Governador Valadares e Guanhães).
O JBN solicitou da UNALESTE informações a respeito da Irmandade respondendo alguns questionamentos.Veja:
JBN – Como começou a Irmandade de Neuróticos Anônimos?
UNALESTE – Em 1964 nos EEUU, um membro do A.A(Alcoólicos Anônimos), apesar de sóbrio na bebida, tentou o suicídio por duas a três vezes sempre que entrava em profunda depressão emocional. Aí ele desconfiou que necessitava trabalhar suas emoções e, então, adaptou o Programa de A.A na recuperação do seu equilíbrio emocional, obtendo pleno êxito.
JBN – Qualquer pessoa pode participar do programa de N/A?
UNALESTE – Claro. O único requisito para se tornar membro de Neuróticos Anônimos é o desejo sincero de se recuperar de sua doença emocional. Neuróticos Anônimos não faz qualquer discriminação no que se refere a grau de instrução ou condição sócio-ecônomica.
JBN – E para frequentar o N/A as pessoas pagam algum tipo de consulta ou medicamento?
UNALESTE – Não! Em Neuróticos Anônimos não há consultas e nem profissionais cuidando dos doentes emocionais. Não se paga nenhuma taxa para frequentar o N/A, também não há medicamentos. Nosso remédio entra pelos ouvidos, isto é, ouvindo as experiências dos já recuperados ou em recuperação.
JBN – Então existe alguma instituição que financia o trabalho de N/A?
UNALESTE– De jeito nenhum. Segundo uma das chamadas Tradições de N/A os grupos devem ser auto-suficientes quanto a sua subsistência, não aceitando portanto, quaisquer contribuições de fora. Nossas despesas tais como: aluguel de salas de reunião, café, impressão de folhetos de divulgação, taxas de telefone e outras são pagas com as contribuições espontâneas dos membros que queiram colaborar.
JBN – Como funciona o N/A? Neuróticos Anônimos defende alguma corrente de pensamento filosófico, político ou religioso?
UNALESTE – Mais uma vez voltamos as Tradições de N/A de onde tiramos o seguinte: a Irmandade de Neuróticos Anônimos não está filiada a nenhuma seita ou organização religiosa, movimento político ou a qualquer outra instituição. Nós não tomamos parte em controvérsias públicas e não defendemos e nem combatemos nenhuma causa. Apenas procuramos seguir o nosso propósito primordial que é recuperarmos, manter-nos recuperados e ajudar outras pessoas a encontrar também uma vida serena, equilibrada e feliz.
JBN – Então que princípios são utilizados pelos Neuróticos Anônimos?
UNALESTE – A orientação básica do Grupo N/A encontra-se no Programa de Recuperação de Neuróticos Anônimos, fundamentado nos Doze Passos e nas Doze Tradições de Alcoólicos Anônimos, adaptados para Neuróticos Anônimos, e transmitido através de experiências dos que já se julgam recuperados ou em recuperação. Ainda há um pequeno livro escrito pelo fundador do N/A sobre “as Leis da Doença Mental e Emocional”, e também o texto sobre alguns Lemas que nos são sugeridos.
JBN – Por que muitas pessoas se recusam a aceitar que são neuróticas?
UNALESTE – A princípio, a palavra “neurótico” é muito contundente para todos nós. Muitos de nós confundimos neurótico com doido, e doido é uma coisa que ninguém gostaria de ser. Para Neuróticos Anônimos, neurótica é qualquer pessoa cujas emoções interferem em seu comportamento, de qualquer forma e em qualquer grau, segundo ela mesma reconheça.
JBN – Como as pessoas poderão obter mais informações sobre Neuróticos Anônimos?
UNALESTE – Acessando o site www.neuroticosanonimos.org.br ou visitando um dos nossos grupos:
TIMÓTEO – Escola Getúlio Vargas – Av. JK s/n. Funcionários – QUARTA-FEIRA 19 às 21h
CORONEL FABRICIANO – 2º andar do Salão Paroquial. Rua Dr. Querubino,343-Centro- QUARTA-FEIRA 19 às 21h
IPATINGA – Salão Paroquial Igreja Cristo Rei-Av. 28 de Abril,583-Centro- SEGUNDA-FEIRA 19 às 21h e SÁBADO 17 às 19h
GOVERNADOR VALADARES: Centro Comunitário da Paróquia de Lourdes-Rua Paraná,155 – bairro Lourdes. SÁBADO 17 às 19h
GUANHÃES-Escola Estadual Padre Café – Praça Néria Coelho, s/n Centro. SEGUNDA-FEIRA 19 às 21h.
Compartilhe em suas redes sociais.