Ipatinga comemora Dia da Árvore com o projeto “Frutos da Vida”
IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga lançou na manhã desta quarta-feira, no Parque Ipanema, em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro), o projeto “Frutos da Vida”. A iniciativa é implementada pelo governo como mais uma ferramenta de conscientização e incentivo para preservação do meio ambiente, sendo que 195 servidores públicos que tiveram filhos nascidos no período de janeiro/2021 a fevereiro/2022 foram convidados a participar. Em solenidade com a presença de autoridades, as famílias tiveram a oportunidade de plantar mudas de espécies frutíferas típicas da região em uma área no bairro Iguaçu, nas proximidades do Parque Ipanema, contribuindo ainda mais para ampliação do cinturão verde da cidade.
O projeto “Frutos da Vida” visa à valorização da vida, bem como homenagear os servidores municipais e seus filhos nascidos no período de um ano, a partir de 2021. O objetivo é que o projeto tenha continuidade ao longo dos anos, sempre no Dia da Árvore.
“Essa é uma bela homenagem aos novos frutos da vida, filhos dos servidores públicos municipais. Reforçando o seu compromisso com a qualidade de vida da população, nosso governo está determinado a consolidar a posição de Ipatinga como uma das cidades mais arborizadas do Brasil. Estamos promovendo a ampliação da área arborizada no município como nunca antes, e a cidade já conta com mais de 100 m² de área verde por habitante. A atual administração municipal já atingiu a marca de 7.080 novas árvores plantadas desde janeiro de 2021”, destaca o prefeito Gustavo Nunes.
Além da árvore plantada, cada criança recebeu um bonsai, para marcar o Dia da Árvore e o projeto Frutos da Vida.
“Para nós, servidores, esta ação traz um sentimento de extrema satisfação, pois além de despertar a consciência de preservação do meio ambiente há a perspectiva gratificante de no futuro eu poder apresentar para a minha filha uma árvore que plantamos juntas nesse dia tão importante”, destaca Amanda Santana, gerente da Seção de Projetos da Secretaria de Obras.
Todas as mudas plantadas nessa e em várias outras ações da prefeitura são produzidas no Viveiro Municipal e fazem parte de um programa de recuperação de áreas degradadas do município e reflorestamento da mata ciliar.
Outros projetos
Num processo de renovação da paisagem urbana, ruas e avenidas de Ipatinga estão sendo atendidas por meio do projeto “Calçada Linda”, que permite ao munícipe, com orientação técnica, escolher a espécie adequada que irá ornamentar a frente da sua residência. Todo processo operacional de plantio é realizado por técnicos do Departamento de Meio Ambiente, incluindo fornecimento da muda, corte do pavimento e acabamento da área com plantio de grama esmeralda.
O projeto “Calçada Linda” busca introduzir espécies arbóreas adequadas para calçadas, permitindo convivência saudável da árvore com a rede aérea de transmissão de energia, saneamento e abastecimento de água, além de não causar danos estruturais nos muros das residências e no pavimento. As espécies mais solicitadas pelos moradores são calistemo (escova de garrafa), resedá, aroeira salsa, murta e quaresmeira.
De acordo com a diretora do Departamento de Meio Ambiente da Sesuma, Fernanda Freitas, a atual administração também tem investido esforços na recuperação de inúmeros pontos da cidade anteriormente utilizados para descarte irregular de lixo, entulhos e inservíveis. “Muitos locais importantes foram recuperados e transformados em pomares, dando origem ao programa Pomar Urbano que, além de arborizar a cidade, produz alimento para a fauna local e também para a própria população”, destaca.
Outra ação importante do governo tem sido o reflorestamento da mata ciliar do ribeirão Ipanema, que tem como principal objetivo controlar a erosão do solo e evitar o assoreamento e poluição do curso d’água, conservando assim as redes de drenagem.
Dentro do mesmo objetivo de fazer de Ipatinga uma cidade cada vez mais arborizada e aprazível, ruas, avenidas e rotatórias têm recebido um cuidado especial em relação ao paisagismo, elevando os padrões estéticos da malha urbana. “Todo trabalho é feito cautelosamente, com plantio de árvores de médio e grande porte, transformando esses corredores de trânsito intenso em espaços ornados de acordo com o período de floração de cada espécie plantada”, ressalta a Sesuma.
PODAS DE ÁRVORES
A administração municipal oferece também ao munícipe o serviço de podas programadas. A cada ano, a prefeitura soma um total de 26.500 podas realizadas em árvores urbanas espalhadas pelas áreas públicas, buscando manter cada uma delas em condições saudáveis e permitindo que a população usufrua efetivamente dos benefícios ambientais por elas produzidos.
Caso algum morador detecte riscos iminentes de árvores, dentro ou fora do imóvel, deve entrar em contato com a Seção de Parques e Jardins (SEPAJ), telefone 3829-8517. No caso de corte, o contato deve ser pelo telefone 3829-8079 (Demam – Departamento de Meio Ambiente).
As podas e outras ações de melhorias estão sendo realizadas por toda a cidade de acordo com cronograma pré-agendado.