sexta-feira, novembro 22, 2024
DestaquesPolítica

Governo Federal cancela mais de um milhão de investimentos em saúde para o bairro Ana Moura, em Timóteo

TIMÓTEO – Ainda é uma incógnita o motivo real do “contingenciamento” de um recurso da ordem de R$ 1.056.000,00 (Hum milhão e cinquenta e seis mil reais) indicado ao município de Timóteo, via deputada federal Alê Silva, capitaneada pelo vereador Timotense Professor Ronaldo (MDB), visando a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Ana Moura.

O JBN solicitou da deputada Alê Silva, via e-mail do gabinete da parlamentar esclarecimentos sobre a situação, já que no dia 21 de setembro, o município Timóteo recebeu parecer favorável para a liberação dos recursos e aguardava a publicação no Diário Oficial da União (D.O.U).

Para surpresa do Município, no dia 10 de outubro, após primeiro turno das eleições, às 14h31, os recursos foram contingenciados pelo governo federal. Em contato com o Ministério da Saúde a prefeitura recebeu o argumento de que houve cortes no Orçamento, e os recursos dessa emenda parlamentar haviam sido cancelados.

Até o fechamento desta edição às 15h30, desta quinta-feira (01/12), a deputada Alê Silva não havia dado retorno a respeito do assunto.

Em nota enviada ao JBN, o Professor Ronaldo disse o seguinte: “Nosso mandato é muito grato a Deputada Federal Alê Silva pelo empenho que teve em sua gestão para poder contribuir e ajudar não só o bairro Ana Moura, mas toda à Cidade de Timóteo. É fato, que através de muito esforço nosso a Deputado fez esse compromisso com nosso bairro, encaminhou a Emenda conforme prometida, mas infelizmente à verba foi contingenciada pelo atual Presidente da República.

Infelizmente foi uma situação constrangedora para à população do bairro Ana Moura que tanto clama por essas obras. Lamento muito à posição do atual Presidente, desprezo à sua atitude porque quem sofre com isso é a população”.

 Nota da Prefeitura de Timóteo

A respeito do pedido de nota sobre o contingenciamento de emenda parlamentar destinada pela deputada federal Alê Silva para a construção de uma UBS no Bairro Ana Moura, a Secretaria Municipal de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente informa o seguinte:

O Município foi comunicado pela deputada federal Alê Silva  sobre a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 1.056.000,00 para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de porte I no Bairro Ana Moura;

 O cadastro junto ao Sistema de Monitoramento de Obras (Sismob) – sistema informatizado, desenvolvido pelo Ministério da Saúde para cadastro e análise de propostas e monitoramento de execução de obras financiadas por meio de transferência fundo a fundo – foi realizado no dia 13 de Setembro de 2022 sob o nº 10654.0760001/22.004;

 Para viabilizar essa obra o Município investiu na aquisição de dois terrenos na Rua Santo Amaro no bairro mencionado; No dia 20 de Setembro o pleito foi para análise; No dia 21 de Setembro, o Município recebeu parecer favorável para a liberação dos recursos e aguardava a publicação no Diário Oficial da União (D.O.U) ; No dia 10 de Outubro, às 14h31, os recursos foram contingenciados pelo governo federal. Em contato com o Ministério da Saúde o argumento foi de que houve cortes no Orçamento e os recursos dessa emenda parlamentar haviam sido cancelados.

 O Município continua trabalhando junto ao Ministério da Saúde e ao Governo do Estado de Minas Gerais, para viabilizar os recursos necessários para a construção da UBS do Ana Moura.

Leia mais:

Prefeito e secretário de Saúde de Timóteo vistam local da construção da UBS do Ana Moura

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *