Gincana Mexa-se contra o Mosquito em Fabriciano | recolhimento de material inservível superou expectativa
FABRICIANO – Encerrada neste fim de semana, a “2ª Gincana Mexa-se contra o Mosquito”. Juntos, alunos, professores e comunidade dos polos do programa de promoção da saúde, conseguiram retirar quase 400 mil itens de lotes, terrenos baldios e encostas.
Foram recolhidos pneus, pets, potes, latas, tampinhas e todo o tipo inservível que acumulavam água e favorecem a proliferação do mosquito Aedes Aegypt, transmissor das arboviroses – dengue, zika e chikungunya.
A Gincana mobilizou mais de 4.800 participantes e teve 10 tarefas com pontuação, dentre elas, o recolhimento de maior quantidade possível de inservíveis. Ao final, a equipe campeã foi o polo Aparecida do Norte, com envolvimento de mais de 600 participantes. O polo, da região do Caladinho de Baixo, levou o prêmio de 1º lugar e ganhou uma viagem de quatro dias para Guarapari (ES).
A festa de encerramento atraiu grande público na Praça da Estação e contou com música e aula de aeróbica. Um corpo de jurados julgou as últimas tarefas da gincana e acompanhou a contabilização dos pontos, que ficaram assim:
· 1º Lugar: Aparecida do Norte (95.057 pontos)
· 2º Lugar: Parque Linear e Santa Terezinha l (59.296 pontos)
· 3º Lugar: Santa Cruz (55.622 pontos)
· 4º Lugar: Silvio Pereira II e Vivaidade (51.478 pontos)
· 5º Lugar: Mangueiras (39.226 pontos)
· 6º Lugar: Caladão (20.031 pontos)
PREMIAÇÃO ATÉ O 6º LUGAR
Além da viagem para a praia para a equipe campeã, houve premiação até o 6º lugar com kits de exercício funcional, ginástica e outros equipamentos, num investimento estimado em R$ 30 mil. Os itens vão reforçar e melhorar as condições de trabalho das equipes nos polos de atividades com benefícios para toda a comunidade.
MOBILIZAÇÃO
A Gincana foi organizada pela Secretaria de Governança da Saúde, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde, responsável pelo enfrentamento às arboviroses no município. A iniciativa surgiu em 2019 como forma de mobilizar os moradores em ações coletivas no combate às endemias. Por dois anos, a gincana deixou de acontecer devido à pandemia do Coronavírus.
Este ano, a Prefeitura investiu na Gincana e deu todo o suporte aos polos participantes, como caminhões e trabalhadores para ajudar na retirada dos materiais recolhidos. Os recicláveis, como plásticos e metais, foram trocados por materiais de uso dos pólos. Já os pneus foram entregues à Secretaria de Governança de Obras.
PROGRAMA MEXA-SE
O Programa Mexa-se: Hábitos de Vida Saudável está presente em 16 pólos, abrangendo diversos bairros de Coronel Fabriciano. Com atividades físicas de graça, em quatro horários pela manhã e à noite, a população pode praticar exercícios com orientação e acompanhamento profissional de educadores físicos, nutricionistas e psicólogos.
Com apoio da Atenção Básica, cada polo recebe atendimento de profissionais de saúde, com avaliações e consultas in loco, como foco no combate a doenças, bem estar e emagrecimento. O programa já atende cerca de oito mil moradores.
A receita do Mexa-se também envolve cidadania e os participantes são engajados em ações variadas, como preservação ambiental, defesa e conservação dos espaços públicos e assistência social.
BATALHA CONTRA AS ARBOVIROSES
Focados no combate à dengue, zika e chikungunya, os agentes de endemias fazem quatro ciclos de vistorias por ano. Em cada ciclo visitam de 800 a 1000 imóveis. O trabalho é complementado com o LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti). Nestas atividades, eles buscam larvas do Aedes aegypti para medir o índice de infestação. Os agentes também realizam mutirões de limpeza, pelo menos duas vezes ao ano, e blitz educativas.
Nesta semana, um novo LIRAa começa a ser feito na cidade. “O maior vitorioso da II Gincana Mexa-se contra o Mosquito da Dengue é a nossa População”, concluiu Cacau.