Fundação Renova promove encontro em Valadares para prestar contas à comunidade
REDAÇÃO (Matéria alterada 30/12, às 10h32)– Governador Valadares recebe nesta quarta-feira (30/11) o Resulta, um fórum de transparência e prestação de contas da reparação da bacia do Rio Doce, espaço utilizado para atualizar a população sobre as ações de reparação da Fundação Renova, no município e região.
Este será o último fórum promovido em 2022. Antes, o Resulta já havia sido realizado em Baguari, Pedra Corrida, Naque, Cachoeira Escura, Tumiritinga, Galileia, Belo Oriente e Conselheiro Pena.
Os temas do Resulta são escolhidos pela própria comunidade, junto à equipe de Diálogo Social da Fundação Renova, que considera os assuntos de interesse da região. Indenização, reflorestamento, apoio à economia local, abastecimento e qualidade da água são alguns dos temas dos Resultas na região.
“O Resulta de Governador Valadares está voltado para apresentar as ações da Fundação Renova que fortalecem a segurança hídrica do município, entre elas, a nova captação de água que está sendo construída, as ações de restauração florestal que contribuem com o rio Corrente, onde será a captação de água da adutora, contratação de mão de obra local, para a obra da adutora, saneamento etc. A novidade é que além das apresentações, os presentes também poderão participar das atividades interativas. Esse Resulta fecha um ciclo de fórmulas de prestação de contas de todo o território”, destaca a coordenadora de diálogo da Fundação Renova, Simone Franco Garcia.
O Resulta acontece em Governador Valadares a partir das 18h, no auditório da Casa do Médico, na Avenida Doutor Raimundo Monteiro Rezende, 41, no Centro. Os interessados em participar devem se inscrever gratuitamente enviando uma mensagem por meio do telefone (33) 98454-0070. “Estamos preparando com muito carinho essa edição especial do resulta em Governador Valadares. Convidamos a todos para saberem mais sobre as ações da Fundação Renova aqui na cidade. Contamos com sua presença”, finaliza Simone Garcia.
Sobre a Fundação Renova
A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.
A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.