Fim de semana “mágico” no Parque Ipanema
IPATINGA – Milhares de pessoas passaram pelo principal complexo de recreação e lazer de Ipatinga no último final de semana. Nas noites de sábado e domingo, shows de ilusionismo com a dupla Henry e Klaus fecharam com chave de ouro a passagem dos mágicos pela cidade.
As milhares de pessoas que passaram pelo Parque Ipanema no último final de semana foram brindadas com uma programação mágica. A renomada dupla de ilusionismo Henry Vargas e Klauss Durães encantou o público com seus truques de ilusão de ótica e recursos modernos. Os dois são os idealizadores do projeto Escola Mágica, que passa a integrar a grade curricular do ensino integral municipal, com a proposta de educar crianças de maneira lúdica, por meio da mágica.
Durante o espetáculo, os mágicos promovem uma apresentação interativa e, para isso, trabalham com a realidade de vida do público e também usam elementos cotidianos nas interações.
Os shows de Henry e Klauss, no principal cartão postal da cidade, conquistaram a admiração do estudante da rede pública, Gabriel Marques. “Achei ótimo, os truques prendem nossa atenção. Aprender por meio de mágica com certeza deve ser bem mais divertido”, comentou, já projetando um contato maior com o ensino que começa a ser aplicado e vivenciado nas escolas de Ipatinga.
Aprendizado lúdico
Os ilusionistas estiveram na cidade a convite da Prefeitura de Ipatinga e da Secretaria de Educação, para apresentar recortes da Escola Mágica aos estudantes, professores, pais e também à população, de um modo geral. O projeto foi idealizado pela dupla e criado pelo Instituto de Cultura Brasileira (ICB) com o objetivo de potencializar o aprendizado nas salas de aulas.
A Escola Mágica é uma plataforma de ensino on-line direcionada para professores e alunos, com o intuito de incrementar o aprendizado nas escolas. O fundamento é uma base psicopedagógica voltada para o estímulo de inteligências múltiplas (ou a capacidade de fazer a melhor escolha entre duas ou mais situações) em crianças do Ensino Fundamental. O conteúdo passa a integrar a grade curricular da Escola do Futuro, mais um passo para a modernização da educação em Ipatinga.
Novo espaço de ensino
A Escola do Futuro é o novo polo de Educação em Tempo Integral, inaugurado pela Administração de Ipatinga para incentivar o aprendizado na rede municipal de ensino. Com características diferenciadas, além da Escola Mágica os alunos do Ensino Fundamental vão contar ainda com aulas de mecatrônica e robótica, além de música e teatro.
O espaço fica localizado no bairro Jardim Panorama, onde funcionava a Escola Técnica Vale do Aço. São mais de 20 salas de aula, laboratórios, pátio, quadra esportiva e uma ampla estrutura que agora se soma aos polos de Tempo Integral já existentes no município, como o Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro, no bairro Veneza; Unidade Centro Educacional Pedagógico e de Aperfeiçoamento Integral (UCEPAI), na Forquilha, e o Centro de Atendimento Multidisciplinar Herbert de Souza (CENAM), no bairro Novo Cruzeiro.