Enfermagem faz ato em BH contra suspensão do piso salarial da categoria
BELO HORIZONTE – Na manhã desta terça-feira (6) os trabalhadores da área da saúde realizaram uma manifestação em frente à Praça da Assembléia, na região Centro-Sul, em favor do piso salarial para a classe. Em decisão tomada no último domingo (4), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, suspendeu a decisão que estabelecia um piso salarial para os enfermeiros de todo o país.
Além de pedir que a suspensão seja derrubada, a classe também reivindica aumento nos salários e melhores condições de trabalho. Segundo a técnica de enfermagem Nair Ester, os trabalhadores ficaram abalados com a decisão e reclamam da falta de apoio das instituições. “Estamos totalmente desvalorizados sem o piso salarial, levamos um balde de água fria”, disse.
Para a diretora do Sind-Saúde, Lionete Pires, o estabelecimento de um piso pode mudar a perspectiva de vida de muitos trabalhadores da área. “Atualmente os salários são baixos e isso vai dar valor aos profissionais”, diz.
A decisão de suspender a lei que define o piso salarial foi aprovada após um pedido judicial da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde), que alegou haver risco de demissões em massa, pois o setor privado não teria condições de arcar com os novos salários.
Com a colaboração do Jornal HojeEmDia