ELEIÇÕES 2022 | Crimes no dia da eleição será acompanhado por gabinete do TRE
REDAÇÃO – Nesta sexta-feira (30), o desembargador Maurício Soares, presidente do TRE-MG, e o juiz Paulo Tamburini, coordenador do Gabinete Institucional de Segurança (GIS), conversaram com a imprensa sobre a segurança das Eleições 2022 em Minas Gerais. A coletiva aconteceu na sala onde os integrantes do GIS trabalharão no domingo (2), monitorando as ocorrências ao longo do 1º turno de votação.
Assista à íntegra da entrevista coletiva sobre a segurança das Eleições 2022.
O presidente do TRE falou sobre a importância da atuação conjunta das instituições que integram o GIS para garantir que as pessoas “exerçam o seu direito de votar com segurança. Tenho certeza de que o fruto desse trabalho será um dia tranquilo de votação, permitindo a toda a população de Minas Gerais votar com paz e tranquilidade”.
O juiz Paulo Tamburini, coordenador do Gabinete, destacou que o policiamento será reforçado em todas as cidades, com o objetivo de coibir crimes eleitorais e outros incidentes. Ele mencionou que todo o efetivo da Polícia Militar estará trabalhando, com mais de 36 mil policiais e seis mil viaturas; além de cerca de 10 mil integrantes da Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal. Falou também sobre o apoio do Corpo de Bombeiros, para os incidentes que forem da competência da corporação.
O coordenador do GIS enfatizou, ainda, que “não há nenhuma ocorrência em andamento digna de relevo”, e que a “orientação para a população é que as pessoas mantenham a serenidade e a calma, e que cada um vá votar om tranquilidade”.
Ao final da coletiva, o desembargador Maurício Soares chamou toda a população mineira para ir votar no domingo. “A Justiça Eleitoral já preparou tudo que é necessário para garantir a segurança de todos. Então, podem vir com tranquilidade, comparecer às seções eleitorais e exercer o seu direito de votar no próximo domingo”, ressaltou.
Sobre o GIS
O Gabinete Institucional de Segurança é integrado pelas seguintes instituições: TRE, Ministério Público Eleitoral, Ministério Público de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Agência Brasileira de Inteligência e Exército.
O GIS é instalado em todas as eleições em Minas Gerais, desde 2008, e tem o objetivo de planejar e coordenar todas as ações de segurança no estado, relacionadas ao transporte e armazenamento de urnas eletrônicas; a segurança de locais de votação, ambientes de atuação da Justiça Eleitoral, servidores, magistrados e demais colaboradores.