sábado, setembro 7, 2024
DestaquesPolícia

Concluída investigação de morte da motorista de aplicativo

REDAÇÃO – A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apresentou, nesta sexta-feira (18/2), o resultado das investigações sobre a morte de uma motorista de aplicativo, de 49 anos, que foi atingida com um tiro na nuca e teve o corpo lançado em um precipício na Serra do Rola Moça, município de Ibirité, Região Metropolitana da capital, em outubro de 2021. Dois homens, de 19 e 20, que já estão presos, foram indiciados pelos crimes de latrocínio e ocultação de cadáver.

Segundo o delegado Welington Martins Faria, titular da Delegacia Especializada de Homicídios em Ibirité, a vítima desapareceu em 10 de outubro, e o veículo dela foi encontrado no dia seguinte, nas imediações do bairro Vale do Jatobá, região do Barreiro, em Belo Horizonte. “Em seguida nós fomos acionados, tendo em vista que foi localizado um cadáver do sexo feminino, com as mesmas características da motorista, no local conhecido como Serra do Rola Moça”, conta.

No decorrer dos levantamentos, a equipe chegou à pessoa que acionou a motorista para uma corrida por meio de aplicativo – o rapaz de 19 anos, residente no bairro Vale do Jatobá. “Nós passamos a fazer um estudo da vida pregressa do primeiro suspeito identificado e tomamos conhecimento de que ele, em companhia de outro indivíduo, se envolvia constantemente nesse tipo de ocorrência de assalto. Conseguimos, então, a qualificação desse outro suspeito, de 20 anos”, detalha Faria ao pontuar que o celular da vítima, subtraído no dia do crime, foi apreendido com um receptador, vizinho da dupla investigado.

Prisão

De acordo com o delegado, no curso das investigações, no mês de novembro, os suspeitos praticaram outro roubo, fazendo refém uma família no bairro Palmeiras, região Oeste da capital, e o homem de 20 anos acabou sendo detido por policiais militares. Com ele, foi apreendida uma arma de fogo. “Solicitamos a arma para que fosse feito o exame de microcomparação balística com o projétil retirado do corpo da vítima, e o exame apontou que essa arma de fogo foi a utilizada no crime contra a motorista”, revela.

Reunidos os elementos no inquérito policial – confirmação do exame da arma, identificação dos suspeitos, apreensão do celular da vítima – a PCMG representou à Justiça pela prisão preventiva dos investigados. O homem de 20 anos já se encontrava no sistema prisional desde o fim do ano passado. “O segundo suspeito [de 19 anos], após muita investigação e diligência, foi encontrado no final de janeiro, no município de Conceição do Mato Dentro, onde ele estava escondido”, informa o delegado.

Dinâmica

Conforme Faria, a equipe responsável pela investigação concluiu que o intuito da dupla foi o de cometer um roubo. “Eles acionaram a vítima no bairro Vale do Jatobá, de lá se dirigiram ao Aglomerado Vila Cemig, onde um deles também tem uma residência, e depois já foram direto para a Serra do Rola Moça. Nós, contudo, tendo em vista o silêncio dos investigados, não conseguimos apurar com certeza o que teria motivado o disparo fatal na nuca da vítima, se foi reação dela de tentativa de fuga ou covardia dos suspeitos”, observa.

Ainda segundo o delegado, o rapaz de 19 anos teria assumido a direção do veículo, colocado a vítima no banco do passageiro, enquanto o outro suspeito, munido de um revólver, estava no banco de trás. “Então todos os elementos de investigação indicam que foi o investigado de 20 anos, que foi preso com a arma de fogo, é o autor do disparo”, descreve ao finalizar que o primeiro [19 anos] admitiu participação no roubo, porém se exime quanto ao latrocínio, e o segundo reservou-se o direito de prestar declarações em juízo.

Os investigados estão à disposição da Justiça e, se condenados, estão sujeitos à pena de até 30 anos de prisão.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *