Com investimentos em serviços e tecnologia, Ipatinga reduz espera por exames de ultrassonografia
IPATINGA – A modernização no sistema de saúde pública em Ipatinga faz parte do compromisso assumido pela atual gestão, visando a melhoria da qualidade de vida da população. E, com o objetivo de progredir nos serviços oferecidos, a Prefeitura adquiriu uma série de equipamentos de última geração que já estão em funcionamento na Policlínica Municipal. Dentre os aparelhos estão máquinas de Ultrassom, Cadeira Otorrinológica e Auto Refrator Oftalmológico.
Conforme o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, os novos equipamentos trarão mais comodidade aos usuários e representam mais avanços importantes nos atendimentos em saúde. “Nosso município contava com aparelhos de ultrassom, que já tinham uns 15 anos de uso. Só conseguíamos fazer exames simples e em pequena quantidade, devido às condições do aparelho. Para minimizar esse problema, fizemos diversas ações para reduzir o tempo nas filas e oferecer aos pacientes qualidade no atendimento”, pontuou.
O chefe do Executivo ainda elencou diversos benefícios alcançados na saúde pública em Ipatinga, citando o Programa “Fila Zero”, que reduziu o tempo de espera nas filas de exame de ultrassonografia, a moderna tecnologia adquirida para os serviços do SAMU e a retomada das obras do bloco cirúrgico do Hospital Municipal, além da construção de duas novas Unidades de Saúde.
Redução de 88% na fila de espera
Com as ações do programa “Fila Zero”, iniciado pela Prefeitura de Ipatinga em outubro de 2021, a Secretaria de Saúde já reduziu em 88% a fila de espera dos quase 50 mil exames de ultrassonografia no município.
Alguns pacientes estavam aguardando atendimento há mais de seis anos. Com os procedimentos adotados pela Secretaria de Saúde, o tempo de espera caiu para 45 dias, em média.