Cadastramento de atingidos gera 116 oportunidades de empregos
REDAÇÃO – Estão abertas 116 vagas para atuar na realização do Cadastro Integrado da Fundação Renova. São 81 oportunidades para pesquisador(a), 13 para técnico(a) agrícola e 22 para engenheiro(a) avaliador(a) de imóveis, nos municípios de Mariana e Governador Valadares, em Minas Gerais, e Linhares, no Espírito Santo.
O processo seletivo para a contratação de mão de obra está sendo conduzido pela Synergia, empresa prestadora de serviço. Não haverá nenhuma intervenção da Fundação Renova na relação entre empregador e empregado.
As oportunidades e os requisitos podem ser conferidos nos seguintes endereços eletrônicos:
https://jobs.solides.com/synergiaconsultoria/vaga/125295 para pesquisador(a);
https://jobs.solides.com/synergiaconsultoria/vaga/125306 para técnico(a) agrícola;
https://jobs.solides.com/synergiaconsultoria/vaga/125314 para engenheiro(a) avaliador de imóveis;
Sine Mariana para todas as oportunidades;
Sine Linhares para todas as oportunidades;
Recoloca Rio Doce* para todas as oportunidades.
O Recoloca Rio Doce é uma plataforma on-line criada para aproximar empresas e atingidos que estão em busca de emprego ou qualificação profissional. Para se candidatar, os interessados devem cadastrar o currículo na plataforma. O cadastramento do currículo não garante a contratação, mas é requisito para concorrer às vagas.
A valorização da mão de obra local é um dos compromissos da Fundação Renova para execução das atividades de reparação, conforme previsto no Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) e no Termo de Acordo de Mariana. Fornecedores da Fundação Renova também consideram a priorização da contratação local para execução dos seus trabalhos.
Cadastramento
O cadastramento realizado pela Synergia está sendo realizado conforme cronograma determinado à Fundação Renova pela Justiça, e para as pessoas que pediram o cadastro até 31 de dezembro de 2021, data em que encerrou o prazo de solicitação.
Esse cadastramento é válido para quem deseja pleitear indenização o por meio do Sistema PIM/AFE. Nesse fluxo, são atendidos os casos de reparação financeira relacionados ao Programa de Indenização Mediada (PIM) e ao Auxílio Financeiro Emergencial (AFE) para quem tem danos comprovados pelo rompimento da barragem de Fundão (MG). O Sistema PIM/AFE funciona por meio de uma plataforma on-line, disponível no site da Fundação Renova. O acesso é liberado para advogado ou defensor público que represente o requerente.
Entrevista
As pessoas que receberem a ligação da Synergia para realizar o cadastramento precisam estar preparadas para o dia da entrevista. É necessário apresentar os documentos de identificação, de comprovação dos danos e, também, de vacinação contra a Covid-19, pela segurança da saúde de todos.
Além do cadastramento, a Fundação Renova informa que, neste momento, nos municípios impactados, também estão sendo realizadas vistorias e coleta de dados para elaboração de laudo. Esse trabalho, no entanto, é executado por peritos judiciais designados pela 12ª Vara Federal.
Sobre a Fundação Renova
A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.
A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.